Diretor-geral do Simers apresenta relatório sobre precarização do trabalho médico ao ministro Luiz Marinho
Defesa

Diretor-geral do Simers apresenta relatório sobre precarização do trabalho médico ao ministro Luiz Marinho

Compartilhe

21/03/2023 17:37

O diretor-geral do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Fernando Uberti, encontrou-se no início da noite de segunda-feira, 20, com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que cumpriu agendas no Rio Grande do Sul ao longo do dia. O fechamento da visita ao Estado ocorreu na Assembleia Legislativa, onde o Simers apresentou a Marinho um grande levantamento de informações sobre a precarização laboral dos profissionais médicos, desenvolvido pelo Departamento Jurídico da entidade médica, e baseado em visitas realizadas em diversas regiões do Estado, além de atendimentos presenciais na sede do Sindicato.

“Debatemos com o ministro a precarização, bem como a acelerada pejotização da relação de trabalho da profissão, sem nenhuma proteção trabalhista ou segurança funcional aos médicos. Falamos da contratação sucessiva, chamada quarteirização, além da inexistência de uma Carreira de Estado à categoria. O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul está preocupado com esse cenário e trabalhando ações pontuais e estruturais para viabilizar mais segurança aos médicos em suas relações  funcionais”, disse Fernando Uberti.

O ministro demonstrou interesse na pauta apresentada por Uberti, que estava acompanhado de uma série de parlamentares, tais como Claudio Branchieri; Eliana Bayer; Elvino Bohn Gass; Maria do Rosário; Matheus Gomes; Miguel Rossetto; Nadine Anflor; Pepe Vargas; Sofia Cavedon e o presidente da Assembleia, Vilmar Zanchin. O relatório, de acordo com Luiz Marinho, será analisado por ele e sua assessoria.

Uma agenda com o chefe da pasta foi encaminhada para acontecer nos próximos meses em Brasília. O Simers, representante oficial da categoria médica gaúcha, foi a única entidade representativa e sindical presente na agenda.

Tags: Valorização do trabalho médico Carreira médica Plano de Carreira Precarização das relações de trabalho Política Brasília

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política