Acompanhe as ações realizadas pelo Hub de Solidariedade do Simers em 2023  
A Vida

Acompanhe as ações realizadas pelo Hub de Solidariedade do Simers em 2023  

Compartilhe

29/12/2023 12:22

Em 2023, a instituição realizou várias atividades como as ações de Natal que beneficiaram crianças e adultos. Foram dois momentos realizados para celebrar esta data que tem como significado a renovação, a esperança e a união.

No dia 10 deste mês, o Simers participou do “Natal da Gonçalo”, promovido pela Casa de Música de POA, na rua Gonçalo de Carvalho, 22 na Capital. As diretoras do Sindicato, Luciana Mesko e Natállia Boff, falaram durante o encontro sobre a importância da musicoterapia para a saúde mental e da doação de sangue estimulada e realizada no período do Trote Solidário do Simers. Já no dia 7, médicos, estudantes de Medicina e colaboradores da instituição entregaram presentes solicitados ao Papai Noel, pelos alunos que frequentam a ONG Integração dos Anjos. 

Voluntariado

No dia 5, considerado o Dia Internacional do Voluntariado, a entidade agradeceu aos voluntários que fizeram parte das atividades durante 2023. Em agosto, por exemplo, algumas cidades do Rio Grande do Sul enfrentaram um ciclone extratropical que assolou alguns municípios do Vale do Taquari, e diante deste quadro, o Sindicato criou o “Mutirão do Bem”. O objetivo foi mobilizar os médicos para ações de voluntariado na assistência aos desabrigados e desalojados pela enchente.

Mais de 80 médicos atenderam ao chamado do Simers e se cadastraram para atuar nos locais atingidos. A lista com o nome dos profissionais e os dias que eles poderiam ajudar a quem precisava foi encaminhada à Secretaria Estadual da Saúde, que também abriu um canal para o cadastramento de profissionais da área. Estudantes de Medicina se uniram aos médicos na arrecadação de alimentos e agasalhos chegando ao montante de 47.961,53kg de itens alimentícios para doação aos que precisavam. 
Outra ação do Simers foi o encaminhamento de um ofício ao Governo do Estado, destacando a necessidade da colocação de um grupo técnico permanente, formado por entidades ligadas à Saúde. A intenção é garantir agilidade aos encaminhamentos referentes aos casos de catástrofes naturais, incluindo a participação de médicos e demais profissionais em uma frente de apoio aos atingidos.

Saúde Mental 

A preocupação com o Estado emocional das pessoas também foi considerada, e neste sentido, o Simers reuniu-se com a coordenadoria Estadual de Saúde Mental do RS para articular ações em conjunto para manutenção e fortalecimento da assistência psiquiátrica nas regiões afetadas.

Mutirão do Bem – crianças

Dando continuidade às ações do Mutirão do Bem, o Hub de Solidariedade Simers e o Núcleo de Pediatria da entidade, em parceria com o Instituto Unimed/RS, se uniram para promover o “Especial Dia das Crianças”, com a arrecadação de brinquedos para os pequenos que sofreram com as intempéries que atingiu 93 municípios, afetando cerca de 340.918 pessoas.

Prevenção a doenças

Estímulo a prevenção de doenças, participação em ações como a Corrida pela Vida, do Instituto do Câncer Infantil (ICI), a pedalada em prol aos cuidados com o câncer de mama, ao câncer de próstata, atenção à saúde dos idosos, e auxílio as mulheres em situação de vulnerabilidade também foram práticas adotadas pelo Hub.

Para o Simers a solidariedade seguirá presente em suas atividades no próximo ano, e quem tiver interesse em saber sobre os projetos, ou até mesmo fazer parte, poderá contatar via e-mail: hubdesolidariedade@simers.org.br.

Tags: Solidariedade Hub de Solidariedade voluntariado Simers Trote Solidário prevenção Instituto do Câncer Infantil IMAMA

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política