2º Fórum + Saúde: Debater a Saúde e Construir o Futuro inicia com recorde de palestras e painéis
Defesa

2º Fórum + Saúde: Debater a Saúde e Construir o Futuro inicia com recorde de palestras e painéis

Compartilhe

27/10/2023 13:38

 

A Capital gaúcha sedia de sexta-feira, 27, até sábado, 28, o 2º Fórum + Saúde: Debater a Saúde e Construir o Futuro, criado pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul e tem por objetivo debater o futuro da assistência em Saúde, no Brasil. O evento, que está sendo realizado nas salas do Hotel DeVille Prime Porto Alegre, conta mais de 40 atividades entre palestras e painéis, a partir de três eixos considerados fundamentais não só para o profissional, mas, também, para a população, sendo eles: Profissionais da Medicina, Prática Médica e Cenário da Saúde.

 

“O Fórum é local adequado para discutirmos saúde. Temos muitos profissionais renomados, autoridades e estudantes que querem apresentar o que estão fazendo e buscar conhecimento e estabelecer redes de contato para seguir evoluindo. Tenho certeza de que ao final sairemos com uma ideia mais concreta quanto ao futuro da Medicina e instigados a seguir nos preparando para os próximos anos, que tenho certeza serão norteados pela revolução tecnológica que está em curso no mundo e muito particularmente na nossa atividade profissional”, observa o presidente do Simers, Marcos Rovinski.

Simers.edu

O presidente circulou pela manhã pelas seis salas de palestras e conheceu a Arena Silenciosa do Simers.edu, plataforma de educação a distância do Sindicato, instalada em lounge no hotel, com computadores rodando vídeos de 30min a 40min com aulas que foram produzidas para a plataforma. Estão sendo disponibilizados fones de ouvido para que os interessados possam se isolar do evento e se concentrar nos temas dos cursos. O Simers.edu, plataforma de EAD exclusiva, foi criada com o objetivo de elevar o nível de conhecimento e habilidades dos médicos. A ideia é oferecer aos seus mais de 15 mil sócios uma seleção de cursos abrangendo áreas como gestão, marketing, vendas, finanças, além de temas voltados a diversas especialidades médicas. A plataforma “Simers.edu” oferece aos médicos a liberdade de aprender em seu próprio ritmo, permitindo que eles ampliem seus horizontes e atualizem seus conhecimentos em um ambiente flexível e conveniente.

 

Ao participar da Roda de Conversa – Os caminhos até ser especialista na Sala Farroupilha, no início da manhã, Marcos Rovinski saudou a presença do médico Fernando Waldemar, que era um dos palestrantes e abordava sua experiência, lembrando que ele tinha participado do Núcleo Acadêmico da entidade médica, o NAS. “O Fernando fez parte do NAS e está nos apresentando uma palestra enriquecedora. O Sindicato tem e sempre terá portas abertas para pessoas que queiram fazer a diferença. Estamos preocupados e voltados para a formação de excelentes profissionais, mas também de líderes”, garantiu Rovinski.


A Roda de Conversa – Os caminhos até ser especialista foi mediada por Álvaro Righi e contou, também, com a palestra de Janini Alessi, professora da PUCRS. Outro painel que também mereceu atenção especial dos participantes pela manhã foi O futuro da Medicina: dentro do olho do Furacão, mediado por João Pedro Santos, com a presença dos médicos J.J. Camargo, Leonardo Pinto e José Miguel Dora.

 

Outra atividade realizada na manhã desta sexta-feira foi o Minicurso – Comunicação de Más Notícias, mediado por Afonso Alencar de Souza Seganfredo, com a presença do médico André Islabão. Também tivemos o Curso de POCUS – Voluntários, com os médicos Paulo Mottin e Márcio Spagnol. Também, Medicina e Voluntariado, tendo como mediadora Carina Marangoni, com os médicos Filipe Vieira Kwiatkowski e Maria Fernanda Oliva. Outro painel Interativo da manhã que foi cercado por muita expectativa foi  As novas revoluções da Medicina, mediado por Giovani Zocche Jr, com os médicos Betusa Kramer e Vitor Hugo Zeilmann.

Inovação e o futuro da Medicina


Ao final da manhã ocorreram a palestra A inovação em saúde e o futuro da Medicina, mediada por Júlia Quadros, com os médicos André Wajner, Giovani Gadonski e André Islabão. Em todas as palestras e painéis ocorrem debates ao final. O evento segue com muitas atrações à tarde, segue no sábado e tem a sua abertura oficial, com autoridades, às 19h desta sexta-feira. Além de palestrantes, médicos e estudantes, também estiveram presentes  na manhã do primeiro dia do Fórum, os diretores do Simers e o presidente da Federação Médica do Brasil (FMB), Tadeu Calheiros.

 

Com o Fórum ocorre o Simpósio de Educação Médica é uma ação pioneira, voltada para os futuros médicos e que busca debater a excelência na formação dos acadêmicos em Medicina, que passa por um processo seletivo adequado e o ensino de valor. Para o Simers, somente dessa forma é possível a qualidade na prestação de cuidados de saúde, bem como o funcionamento otimizado do Sistema de Saúde para os próximos anos.

Também está acontecendo o Encontro de Lideranças da Saúde que reúne os diretores que atuam nos Núcleos Simers — temáticos e de especialidades médicas, para discutir as ações já concretizadas e o que está sendo feito na defesa do médico e por uma assistência de qualidade à população. Uma verdadeira troca de experiências entre os médicos, visando garantir o protagonismo do Sindicato Médico por uma Saúde efetiva.

 

Tags: Medicina Médicos 2º Fórum +Saúde: Debater a Saúde e Construir o Futuro

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política