Grandes invenções da medicina: você sabia que o primeiro exame de ultrassom usava uma banheira de água?
A Medicina

Grandes invenções da medicina: você sabia que o primeiro exame de ultrassom usava uma banheira de água?

Compartilhe

20/04/2017 17:51

Card-15-Ultrassom O ultrassom como conhecemos hoje demorou mais de um século para ser desenvolvido. Lá em 1877, o cientista inglês Lorde Rayleigh já elaborava teorias sobre o som, inaugurando a física acústica moderna. Durante a Primeira Guerra Mundial, o estudo de Rayleigh foi testado na navegação submarina. Geradores de sons eram usados para encontrar possíveis obstáculos, como icebergs, em uma distância de até cinco quilômetros. Leia mais matérias da série Grandes Invenções da Medicina Ainda no período de guerra, o ultrassom foi desenvolvido para fins não militares. O aparelho era usado para detectar fissuras em metais, na indústria metalúrgica. A partir disso, a ultrassonografia passou a ser usada na medicina. Em um primeiro momento, a técnica era utilizada em terapias, desde o tratamento de artrite até tentativas de regressão da Doença de Parkinson. Apenas em 1940 o ultrassom foi usado para diagnóstico pela primeira vez. Karl Theodore Dussik, neuropsiquiatria da Universidade de Viena, buscava identificar tumores através da tecnologia. Porém, os médicos Douglas Howry e Dorothy Howry, são considerados os pioneiros da ultrassonografia diagnóstica. Em 1957, eles desenvolveram um exame em que o paciente precisava entrar uma banheira de água. Além de ser um processo pouco prático, o exame produzia imagens de baixa qualidade. Pouco tempo depois, o casal criou a técnica usada até os dias de hoje: uma pequena quantidade de gel na superfície de contato entre a pele e o transdutor.

Mas como o ultrassom funciona?

O procedimento é baseado na emissão de um pulso ultrassônico, que gera um eco quando encontra um objeto. As ondas produzidas podem ser classificadas como ultrassons, sons e infrassons - que é definido de acordo com a capacidade que elas têm de impressionar o ouvido humano. Durante o exame, o transdutor é aplicado com gel na região a ser analisada. O aparelho transforma os ecos do corpo humano em sinais, que irão gerar a imagem que será interpretada pelo profissional. Banner-MUHM
Tags: grandes invenções ultrassom ultrassonografia História da medicina

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política