Vitória: Simers participa de articulação que reverteu o fechamento de leitos psiquiátricos em Ijuí
O Médico

Vitória: Simers participa de articulação que reverteu o fechamento de leitos psiquiátricos em Ijuí

Compartilhe

17/05/2019 00:00

O Simers participou de uma forte articulação com a Associação Brasileira de Psiquiatria, o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), lideranças políticas e da área de saúde mental estadual e federal, alcançando importante vitória para os médicos de Ijuí, na região Noroeste do Estado. Foi revertido o fechamento de oito leitos psiquiátricos no HCI, garantindo a manutenção de 100% das vagas e um repasse federal anual de R$ 538 mil para a instituição. Dessa forma, foram confirmadas a continuidade dos atendimentos e da Residência Médica em Psiquiatria da instituição, que utiliza os leitos como campo de prática. 

A medida foi possível a partir da portaria nº 924 do Ministério da Saúde, assinada pelo ministro Luiz Henrique Mandetta, que garante o repasse anual de R$ 538 mil ao hospital para a realização desse serviço. Os valores serão repassados pelo ministério ao Fundo Estadual de Saúde, que encaminhará à instituição de saúde de Ijuí. A estimativa é de que a verba seja depositada dentro de 20 dias. 

Hospital de Caridade de Ijuí manterá 100% dos leitos psiquiátricos. Foto: Divulgação/Jornal Diário da Manhã
Hospital manterá 100% dos leitos psiquiátricos. Foto: Divulgação/Jornal Diário da Manhã

O Diretor de Interior do Simers, Fernando Uberti Machado, destacou a importância dessa conquista para a saúde do município. “A assistência psiquiátrica já sofre com o fechamento de leitos na área nos últimos anos. Essa foi uma grande vitória para a Psiquiatria, para Ijuí e para a Residência Médica em Psiquiatria do HCI. Só foi possível pela união e convergência de várias entidades e setores”, enfatizou.

Tags: Hospital de Caridade Fechamento de leitos Recursos para saúde Ijuí Leitos psiquiátricos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política