Vale-alimentação: em assembleia, trabalhadores do HCPA aceitam proposta de reajuste
A Luta

Vale-alimentação: em assembleia, trabalhadores do HCPA aceitam proposta de reajuste

Compartilhe

04/01/2017 17:00

Depois de intensa negociação, que já se estendia desde abril de 2016, os trabalhadores do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) aceitaram, sob protesto, a proposta de reajuste de 6%, com retroatividade à data base de 31 de março. Com isso, o vale-alimentação passa a ser de R$ 458,06, descontada a contrapartida do trabalhador. A decisão foi votada em assembleia unificada das categorias e ocorreu em frente à instituição, na tarde desta quarta-feira (4). Em sua fala, a vice-presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), Maria Rita de Assis Brasil, destacou que o reajuste oferecido pela direção do HCPA não é o ideal e só deveria ser aceito pela ameaça de que os trabalhadores possam perder o direito ao benefício. A insegurança ocorre por conta de alterações recentes na súmula 277 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que não garante a continuidade das definições de um Acordo Coletivo de Trabalho que tenha expirado, mesmo que já exista nova negociação em andamento. “Nós havíamos definido, na mesa de negociação, que aceitávamos esse novo valor do vale-alimentação, mas sob protesto. Na medida em que, ao invés de termos uma reposição integral dos quase 10% da inflação, tivemos uma reposição de apenas 6%. Isso significa, claramente, uma perda no direito dos trabalhadores, o que temos visto no momento que vivenciamos no Brasil”, ressaltou.
Assembleia no Hospital de Clínicas
Durante a assembleia, Maria Rita destacou que o valor oferecido não é o ideal. Foto: Divulgação/SIMERS

Trabalhadores preparam nova negociação

Mesmo com a definição, as negociações serão retomadas em breve, já que o ACT vigente corresponde ao período de 1º de abril de 2016 a 30 de março de 2017. Segundo Maria Rita, as categorias seguem unidas e ainda mais articuladas para evitar que os trabalhadores não sofram mais perdas de seus direitos. “Para o próximo Acordo Coletivo de Trabalho, não queremos apenas conquistar a revisão integral da inflação, mas que também a reposição daquilo que não ganhamos nesse ano”, defendeu.
Tags: Assembleia HCPA vale-alimentação

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política