Trote solidário reúne mais de 150 estudantes em Santa Maria
A Vida

Trote solidário reúne mais de 150 estudantes em Santa Maria

Compartilhe

18/08/2017 15:12

A segunda edição de 2017 do Trote Solidário em Santa Maria mostrou que os calouros de Medicina do Centro Universitário Franciscano (Unifra) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estão motivados a salvar vidas desde o primeiro dia de aula. Ao todo, 158 estudantes se inscreveram para participar da ação. IMG_5090Vestidos com a camiseta da campanha promovida pelo Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS), os alunos doaram sangue no Hemocentro Regional e no Serviço de Hemoterapia na manhã dessa sexta-feira (18). Foram aproximadamente 65 bolsas coletadas. Como cada doação pode salvar até quatro vidas, o sangue dos estudantes é suficiente para beneficiar 260 pessoas. Uma funcionária do setor de coleta do Serviço de Hemoterapia, Fernanda Santiago, destacou a proatividade dos calouros: “O pessoal nos surpreendeu já vindo durante a semana. Começaram na segunda-feira e isso nos favoreceu porque foi entrando mais sangue durante a semana. Já fazia alguns dias que nós tentávamos aumentar o nosso estoque”, revelou. O vice-presidente do NAS William Stertz viajou de Porto Alegre ao centro do Estado para acompanhar a ação. Em entrevista à Rádio Gaúcha Santa Maria, ele enfatizou a necessidade de mudança de comportamento em relação aos trotes. Esse ponto de vista é compartilhado pelos futuros médicos, como a ingressante no curso de Medicina da Unifra Paola Ladwig Muraro. “Não é só festa, a gente está aqui e quer fazer o bem”, explica. A veterana do curso de Medicina da UFSM Nina Lena de Souza participou do trote em março. Na época, a jovem não pode doar sangue, por isso, voltou nessa sexta-feira para acompanhar os novos colegas e fazer a doação. “A maioria estava gripada, então decidimos voltar agora para ajudar” conta. Além disso, o grupo fez cadastro para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). “Sabemos que a possibilidade de ser compatível é pequena, então é necessário que todos se cadastrem para aumentar a chance das pessoas que precisam", completou a estudante.

2,5 toneladas em apenas um dia

Em março, a primeira edição de 2017 do Trote Solidário em Santa Maria contabilizou mais de 60 bolsas de sangue. Os dados locais do Banco de Alimentos somaram 2.470 quilos de donativos, repassados a 22 entidades assistenciais do município, desde asilos a associações comunitárias indígenas. O Trote Solidário continua neste sábado (18), em Santa Maria. Os estudantes vão se revezar em cinco supermercados da cidade. As doações serão repassadas ao Banco de Alimentos do município. A comunidade pode colaborar das 9h às 18h.

Confira os endereços:

Big – Avenida Fernando Ferrari, 1483, Bairro Nossa Senhora de Lourdes Carrefour – Avenida Rio Branco, 732, Centro Nacional – Avenida Medianeira, 1321, Bairro Nossa Senhora Medianeira Peruzzo – Avenida Presidente Vargas, 1976, Centro Rede Vivo – Avenida Dores, 2327, Bairro Nossa Senhora das Dores
Tags: Trote Solidário Doação de sangue Estudantes de Medicina Arrecadação de alimentos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política