Trote Solidário 2022/2 inicia nesta segunda-feira
Vida

Trote Solidário 2022/2 inicia nesta segunda-feira

Compartilhe

23/09/2022 14:01

O Núcleo Acadêmico do Simers (NAS) promoverá a partir desta segunda-feira, 26, a segunda edição do Trote Solidário neste ano de 2022.  A ação conta com a doação de alimentos que serão destinados ao Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, doação de sangue aos hemocentros cadastrados, arrecadação de tampas de garrafa pet e o retorno do cadastro de doadores de medula óssea. A iniciativa reunirá 15 faculdades de Medicina no Estado e tem a intenção de promover a solidariedade. O Trote tem sido realizado desde 2008, e vem consolidando parcerias em diversos projetos de apoio social. 

O diretor de Políticas Estratégicas do Simers, Vinicius de Souza, agradece a participação dos estudantes nesta ação e lança um desafio: que seja superado o volume de doações das edições anteriores. “Os estudantes de Medicina desenvolvem o olhar ao próximo. Sempre que foram chamados para o atendimento social estiveram presentes e não tenho dúvida que uma vez mais se envolverão”, destaca.

O Trote Solidário, criado em 2008 pelo Simers e pelo NAS, apresenta excelentes resultados em seus objetivos de combater a violência nos ritos de recepção aos novos universitários, dando lugar para ações de caráter social. Conforme modelo realizado no primeiro semestre de 2022, a doação de alimentos online será realizada mediante link personalizado para cada universidade participante, que direciona ao site da Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul.

Dessa forma, o doador acessa o link da respectiva instituição de ensino que queira contribuir, seleciona a quantidade e os alimentos que deseja doar e finaliza o pedido. O processo é semelhante ao realizado em compras on-line. Ao final da ação, tudo que for angariado será destinado a instituições carentes.

O Trote Solidário é um evento realizado semestralmente, no início de cada ano letivo envolvendo novos alunos das faculdades de Medicina. A ação é realizada através da diretoria e integrantes do Núcleo Acadêmico Simers, há quase 15 anos, com o propósito de arrecadar donativos em favor de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. No decorrer da sua história, o Trote Solidário ampliou o número de arrecadações de alimentos, de roupas, livros e de doações de sangue.

A iniciativa é destaque, inspirou muitas faculdades e já venceu, em 2013, o prêmio TOP Ser Humano no Estado, promovido pela ABRH-RS (Associação Brasileira de Recursos Humanos). No ano seguinte, arrematou o TOP Ser Humano Nacional, da ABRH Brasil. 

Para informações e doações ao Trote Solidário 2022/2, acesse aqui: http://trotesolidario.com.br.

Tags: Médicos Medicina Trote Solidário

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política