Transferência de pacientes para hospitais de alta complexidade é tema de Audiência Pública
Defesa

Transferência de pacientes para hospitais de alta complexidade é tema de Audiência Pública

Compartilhe

23/12/2020 00:00


O vice-presidente do Simers, Marcos Rovinski, participou de uma audiência pública promovida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa na tarde desta segunda-feira (21). O encontro virtual teve como tema a transferência de pacientes para hospitais de alta complexidade em Porto Alegre. 

Representantes da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, responsável pelo litoral norte gaúcho, falaram sobre o aumento de casos da Covid-19 na região e sobre as dificuldades de transferência de pacientes para a Capital.

Diretor do Departamento de Regulação da Secretaria Estadual da Saúde, Eduardo Elsade apresentou um panorama sobre as vagas de internação no estado. Segundo Elsade, ao longo de 2020, foram abertos 974 leitos de UTI Covid no Rio Grande do Sul. No entanto, alguns foram desabilitados por decisão das instituições de saúde de Porto Alegre e também da gestão municipal. Elsade afirmou que mais de 100 leitos de terapia intensiva foram desabilitados. A secretária estadual de saúde, Arita Bergmann, complementou a fala de Elsade, afirmando que o declínio na taxa de ocupação no mês de outubro fez com que os leitos de UTI Covid passassem a ser utilizados para o atendimento de outras doenças. No entanto, de acordo com a secretária, o estado vem trabalhando na reabertura. 

Representando o Simers, o vice-presidente Marcos Rovinski falou sobre a necessidade de rediscutir o sistema único de saúde, reforçou o compromisso da entidade médica com a categoria e com a população gaúcha, e levantou a possibilidade de utilização de estruturas já existentes na Capital como as do Hospital Parque Belém e Hospital Álvaro Alvim.

Também participaram da reunião representantes do Conselho Regional de Medicina (Cremers), da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), Defensoria Pública do RS, Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS, entre outras entidades ligadas à saúde.

Tags: Leitos leitos UTI Secretaria Estadual da Saúde (SES) hospitais de Porto Alegre Comissão de Saúde Covid-19

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política