Simers visita Prontos Atendimentos de Sentinela do Sul e Mariana Pimentel
Defesa

Simers visita Prontos Atendimentos de Sentinela do Sul e Mariana Pimentel

Compartilhe

24/02/2022 16:30

A diretora do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) Bruna Favero realizou, nesta quinta-feira, 24, visitas técnicas aos prontos atendimentos dos municípios de Sentinela do Sul e Mariana Pimentel. Os dois atendem a partir das 8h até às 22h e conforme relato dos médicos que ali trabalham, os casos clínicos são resolvidos no próprio local e aqueles que exigem média complexidade, a partir de exames e outros procedimentos, há o encaminhamento para a cidade de Camaquã, que é referência na região. Diante deste cenário, os profissionais entendem ser desnecessário o plantão durante a noite e madrugada.

Em Mariana Pimentel, com quatro mil habitantes e 100% de vacinados com a segunda dose contra a Covid-19, cinco médicos fazem o atendimento à população no PA. Bruna Favero constatou, através do depoimento dos colegas, que as emergências à noite e madrugada são encaminhadas à Camaquã e para isso há três ambulâncias e quatro carros disponíveis.

As especialidades são resolvidas com a oferta de uma vez por semana e há a consulta por tele saúde para algumas especialidades como dermatologia , por exemplo. A dificuldade maior, constatou a diretora do Simers, são os casos de oncologia que são encaminhados ao sistema de regulação do Estado e a resposta tem prazo de até 60 dias. Na área de psiquiatria, há uma grande demanda de saude mental em toda a reunião. 

Em Sentinela do Sul, o contato com os médicos reforça a informação de que o funcionamento durante o dia é suficiente para dar conta do atendimento e em caso de emergência, o encaminhamento para Camaquã, é a decisão adequada. As necessidades de internação são raras.

Tags: Medicina Médicos Pronto Atendimento

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política