Simers visita CAPS e encontra-se com médicos de Estrela e Lajeado
Defesa

Simers visita CAPS e encontra-se com médicos de Estrela e Lajeado

Compartilhe

06/09/2021 07:43



A diretora da região Norte do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Sabine Chedid, realizou visitas técnicas, na quarta-feira, 1º, ao Hospital de Estrela e aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Lajeado. Na casa de saúde, o contato foi com o responsável técnico, Fernando Veloso da Silveira Jr., que relatou o bom fluxo de trabalho, considerando que houve mudança de administração há dois anos. O momento de conversação contou com a presença da ginecologista e obstetra Muriel de Mattos e de doutorandos da Univates.


Em Lajeado, a diretora esteve no CAPS Infância e Juventude e constatou a falta de psiquiatra para a infância. O encaminhamento de internações, quando necessárias, ocorre via regulação do Estado e há o auxílio na remoção para hospitais da região – em cidades como Arroio do Meio, Encantado, Estrela e Taquari. 
No CAPS Adulto, houve encontro com o psiquiatra Marco Antonio Ortiz, que conta com equipe formada de enfermeira, duas técnicas de enfermagem, três psicólogas e duas assistentes sociais. O funcionamento ocorre das 8h às 18h, e a média de atendimentos passa de mil a cada mês. Na oportunidade, a diretora observou a boa estrutura do local, localizada ao lado de área-parque arborizada. Por outro lado, foi informada de que a Brigada Militar atende à solicitação de comparecimento sempre que há necessidade de encaminhamento para emergência psiquiátrica em casos de pacientes que apresentem quadro de surto psicótico. “Os índices de suicídio preocupam”, afirmou o psiquiatra Ortiz. 


No final do dia, a representante do Simers encontrou-se com lideranças médicas de Lajeado. O diretor da Associação dos Médicos do Hospital Bruno Born, Giuseppe De Luca Jr., destacou a importância de esclarecer à sociedade que o fechamento da UTI pediátrica deveu-se à necessidade de adequação dos espaços hospitalares às normas técnicas do Ministério da Saúde: “Seguimos em negociação para a retomada das atividades com as devidas modificações”, garantiu. Outro tema abordado foi a hierarquização dos ganhos médicos, “a fim de manter a valorização da profissão e se contrapor à ação predatória de grandes empresas quando investem na compra de hospitais”, finalizou o diretor da Associação.

Tags: internação hospitais CAPS

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política