Simers vai à tribuna da Câmara de Vereadores de Cachoeirinha e repudia ações contra a autonomia dos médicos e profissionais da Saúde
Defesa

Simers vai à tribuna da Câmara de Vereadores de Cachoeirinha e repudia ações contra a autonomia dos médicos e profissionais da Saúde

Compartilhe

17/06/2022 09:15

O vice-presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, subiu à tribuna da Câmara de Vereadores de Cachoeirinha, na noite desta terça-feira, 14, para defender a valorização e a autonomia dos médicos que atuam no município. O espaço foi concedido após solicitação do Simers, que buscou se manifestar devido ao episódio de importunação sofrido pelos médicos e demais profissionais da UPA 24h, no dia 24 de abril.
Em sua fala, Matias ressaltou a importância da atuação da Câmara na luta contra a precarização da Saúde, mas refutou as ações que vão na contramão da autonomia dos profissionais. “Sabemos que uma das funções dos vereadores é fiscalizar. Entretanto, somos contrários quando isso se torna algo político”, ressalta.
Segundo relatos encaminhados ao Sindicato, um vereador teria invadido a UPA de forma inadequada, coagindo os profissionais e obstruindo a execução das funções dos profissionais. Além disso, teria tido acesso, de forma irregular, ao prontuário dos pacientes, incitando os usuários à desordem, indicando quais deveriam ser priorizados no atendimento.
Para o vice-presidente do Simers, não é aceitável que pessoas sem experiência e capacidade técnica interfiram no trabalho que vem sendo realizado. “Quem não é da área não pode determinar as prioridades no atendimento. Isso pode se tornar algo perigoso para o sistema e para quem atua nele, pois precisamos de condições de atendimento e não de pessoas que coloquem os pacientes contra quem está na linha de frente da assistência”, destaca Matias.

Tags: Câmara de Vereadores autonomia do médico UPA 24h Saúde precária

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política