SIMERS se reúne nesta 3ª com Jacini para tratar da violência na saúde
A Luta

SIMERS se reúne nesta 3ª com Jacini para tratar da violência na saúde

Compartilhe

23/08/2016 11:53

A reunião entre Sindicato Médico RS (SIMERS) e Secretaria da Segurança Pública (SSP) para tratar de medidas contra a violência na saúde será às 15h desta terça-feira (23), na sala de reuniões do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) na Rua Voluntários da Pátria, 1.358, 2º andar.
A reunião foi solicitada pelo SIMERS na semana passada, e a SSP estendeu a mais entidades da saúde e órgãos de segurança (Polícia Civil, Bombeiros e Instituto Geral de Perícias). O presidente do SIMERS, Paulo de Argollo Mendes, será recebido pelo titular da SSP, Wantuir Jacini. Argollo vai cobrar medidas para assegurar condições de atendimento nas unidades de saúde (postos e hospitais).
Há preocupação com as regiões que sofrem ação de quadrilhas do tráfico e mesmo em áreas de maior tensão devido à precariedade e limitações para dar conta da grande demanda de pacientes. O Sindicato pressionou nos últimos anos e conseguiu, em 2015, a criação de um grupo de trabalho com órgãos da Segurança estadual e municipal (Porto Alegre).
A entidade propôs um conjunto de ações, desde a integração do videomonitoramento existente em diversos órgãos, instalação de botões de pânico, policiamento em cada unidade, aumento do efetivo da Guarda Municipal e detectores de metais nos acessos.
Em 2015, foram 33 ocorrências de violência no Estado, sendo 22 em Porto Alegre. O número mais que dobrou frente a 2014, que teve 14 casos (8 na Capital). Os dados compõem monitoramento do SIMERS, com base em relatos e notícias da Imprensa.
Houve ataques a postos, como o da Cruzeiro, que teve de ser fechado devido ao nível da violência, com mortes e disparos de metralhadora. Este ano foram sete registros até julho. O que chama a atenção é o grau da violência, com tentativa de execução de um homem a tiros dentro da emergência do HPS, execução de um paciente dentro do Cristo Redentor e tiroteio com morte entre bandidos e policiais em frente ao hospital da zona norte.
Tags: segurança saúde

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política