Simers se reúne com secretária Arita Bergmann para tratar de demandas relativas à categoria médica e à saúde
Defesa

Simers se reúne com secretária Arita Bergmann para tratar de demandas relativas à categoria médica e à saúde

Compartilhe

11/02/2022 19:40

 

O diretor-geral do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, Fernando Uberti, representou a entidade em reunião com a secretária estadual da saúde, Arita Bergmann. O encontrou ocorreu em formato virtual, nesta quinta-feira, 10, e teve como objetivo discutir temas importantes à assistência em saúde no Rio Grande do Sul.

No documento mais recente, o Simers apresenta conjunto de dados obtidos pelo mapeamento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do estado, como o fato de 25% das unidades visitadas não contarem com médicos psiquiatras. Ao expor as informações relativas à precariedade em recursos humanos, infraestrutura física, insumos e equipamentos da maior parte dos serviços de assistência ambulatorial, a entidade médica pede maior atenção do Governo do Estado para a assistência psiquiátrica, na forma de ações diretas ou articulação de medidas a serem implementadas pelos municípios e regiões ao enfrentamento desse cenário. No documento, entregue pelo Simers à Secretaria Estadual de Saúde, consta o levantamento de pontos de fragilidades identificados em cada unidade, por cidade e região, e as medidas necessárias ao equacionamento dessas dificuldades.

Uberti ainda questionou sobre a situação do Ambulatório de Dermatologia Sanitária. Recentemente, a possibilidade de desassistência aos pacientes do local devido à falta de especialistas foi pauta de reunião entre o Simers e o Ministério Público, também gerando preocupação o impacto da redução de preceptores sobre o processo de formação de médicos residentes na instituição.

A secretária se mostrou aberta à criação de soluções para as demandas relatadas, alinhando-se compromisso de instalação de grupo de trabalho entre Simers e SES/RS para tratar do diagnóstico e medidas necessárias à qualificação da assistência psiquiátrica ambulatorial estadual, a exemplo do trabalho conjunto desenvolvido em benefício do Hospital Psiquiátrico São Pedro.

Tags: Medicina Médicos SMS

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política