Simers se reúne com médicos que atuam em Gravataí
Defesa

Simers se reúne com médicos que atuam em Gravataí

Compartilhe

25/06/2021 18:57

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), representado pela diretora Gisele Belloli, esteve reunido, nesta quinta-feira, 24, com os médicos que atuam na Atenção Básica e em hospitais em Gravataí. Entre as principais demandas da categoria abordadas no encontro e que vêm sendo discutidas na mesa de negociações com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Município, estão insalubridade, defasagem salarial e autonomia na agenda para proporcionar um melhor atendimento à população. 

Também fez parte da pauta a Instrução Normativa 24/2021, divulgada recentemente pela SMS e que determina procedimentos sanitários com relação ao Covid-19 e retifica o artigo 5º da IN 19/2021. No documento, um dos pontos questionados pelos médicos diz respeito ao parágrafo único do capítulo II (Atenção Especializada), que dispõe que "os médicos deverão atender três pacientes por hora.

De acordo com os profissionais que atuam sobretudo nas UBSs, o ideal seria uma flexibilização na agenda, sendo pelo menos dois pacientes por hora, para garantir o atendimento mais adequado à população. Além disso, essa medida inclusive contempla a autonomia médica, destacada no Código de Ética da profissão e que, no entendimento dos médicos, não está sendo atendida. Um novo encontro está marcado para o dia 6 de julho junto ao Ministério Público. Também participaram do encontro os assessores político e jurídico da entidade médica.
 

Tags: Médicos Gravataí Prefeitura de Gravataí negociação com prefeitura

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política