Simers se reúne com Cremers para definir ações conjuntas sobre demandas estruturais do Hospital São Pedro e IPF
Defesa

Simers se reúne com Cremers para definir ações conjuntas sobre demandas estruturais do Hospital São Pedro e IPF

Compartilhe

27/09/2022 11:59

Para tratar sobre os problemas envolvendo a qualidade assistencial e de ensino no Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) e no Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), o diretor-geral do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e coordenador do Núcleo de Psiquiatria da entidade (NuPsiq – Simers), Fernando Uberti, esteve reunido com o presidente do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers), Carlos Sparta. O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira, 26, na sede da autarquia.


De acordo com Uberti, o diálogo com o Cremers foi fundamental para ampliar o número de entidades que buscam soluções para a deterioração gradual das duas instituições, centrais à assistência psiquiátrica no estado. “Foi mais uma agenda muito importante na nossa caminhada na defesa dessas instituições, pois estabelecemos ações conjuntas tanto na luta pelo atendimento digno à população quanto pela valorização dos médicos que atuam no São Pedro e no IPF. Problemas complexos só podem ser resolvidos com a união de diversas instituições, de diferentes setores. É isso o que estamos buscando, envolvendo nesse debate o MP-RS, a OAB-RS, o MPF e o Cremers”, afirmou Uberti.

 

Além do Conselho e das entidades citadas, o Sindicato Médico gaúcho já debateu a pauta com representantes da Frente Parlamentar em Defesa do São Pedro, na Assembleia Legislativa, e atuou em reuniões periódicas do Grupo Técnico (GT) com a Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS), que ocorrem desde 2020. 

 

Avanços foram alcançados, especialmente no São Pedro, como reabertura de leitos de infância e adolescência, disponibilidade de exames complementares, melhorias de infraestutura física. Mas permanece o ponto de fragilidade central, para a assistência e o ensino: falta de profissionais, incluindo Psiquiatras. Quanto ao IPF, as demandas são ainda mais abrangentes, na forma de dificuldades latentes de ambiência e insumos, além da escassez de recursos humanos.

 

Também participaram da agenda o membro do NuPsiq – Simers, Rogério Cardoso, o assessor Jurídico do Sindicato, Rafael de Souza Andrade, o coordenador da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional do Cremers, Geraldo Pereira Jotz, e o coordenador jurídico do Conselho, Victor Hugo Neto.

Tags: Medicina Médicos Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) Saúde Mental

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política