Simers se reúne com bancada do PT da Capital para esclarecer sobre PL das doulas
Defesa

Simers se reúne com bancada do PT da Capital para esclarecer sobre PL das doulas

Compartilhe

22/03/2022 10:13

O vice-presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, conversou na tarde desta segunda-feira, 21, com vereadores e assessores da bancada do Partido dos Trabalhadores da Capital, no Legislativo de Porto Alegre. Na pauta, o Projeto de Lei da vereadora petista Laura Sitto que regulamenta a ação de doulas em Porto Alegre. Conforme o dirigente do Simers, não deve haver a cobrança para atuação de doulas pois não é compatível com Sistema Único de Saúde (SUS) porque fere os princípios de equidade, universalidade e gratuidade, justifica Matias.

“Essa possibilidade gera uma jurisprudência que poderá facilitar a entrada de outros procedimentos pagos, e isso é inadmissível no SUS'', esclareceu.

 

A diretora do Simers, Márcia Barbosa participou do momento via online e destacou que o melhor direcionamento para atuação das doulas é o treinamento de técnicas de enfermagem que já atuam nos hospitais e estão integradas às equipes obstétricas. A vereadora Laura Sitto, por sua vez, afirmou que o projeto ainda deve ser bem debatido entre todos os parlamentares no plenário da Câmara Municipal.

 

O vice-presidente do Simers, Marcelo Matias, enfatizou ainda que não podemos deixar o espaço da ciência ceder espaço para opiniões políticas. “Há 27 anos atuo no centro obstétrico do Hospital Presidente Vargas e abrir concessões poderá colocar em risco o acesso dos serviços do SUS para todos”, finalizou.

Tags: Medicina Médicos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política