Simers recorre ao MP e ao TCE para ações em defesa da saúde
Defesa

Simers recorre ao MP e ao TCE para ações em defesa da saúde

Compartilhe

31/10/2022 10:51

Presidente do Simers, Marcos Rovinski (E); vice-presidente da entidade médica, Marcelo Matias (C), e o conselheiro do TCE-RS, Edson Brum

 

Canoas e Pelotas estão entre as cidades do Rio Grande do Sul com maior concentração populacional e, por isso, a demanda em saúde é superior e, consequentemente, necessita de redobrada atenção dos Executivos municipais, investimentos, gestão responsável e que propicie estrutura na área de saúde, com capacidade de atendimento ao público local.

 

Lamentavelmente as evidências acusam graves problemas na rotina em saúde, ameaçando vidas e ocasionando insegurança aos cidadãos desses municípios. Além disso, o déficit em assistência nas referidas cidades, muitas vezes, acaba sobrecarregando o atendimento nas localidades  vizinhas, ampliando transtornos, riscos, prejuízos financeiros e nos fluxos de outras instituições.

 

O Simers vem alertando, sem sucesso, aos Executivos Municipais sobre as questões que envolvem a falta de efetivos para escalas médicas e atendimentos especializados, condições adequadas de trabalho aos profissionais da saúde, assim como, em alguns casos, a falta de insumos. Os desdobramentos em função dos referidos problemas podem ser fatais. Assim,  a entidade médica busca o apoio do Ministério Público para atenção à saúde de Pelotas, principalmente no que diz respeito à necessidade de contratação de profissionais para atendimento adequado à demanda local. Ao mesmo tempo, entrega, ao Tribunal de Contas do Estado, histórico e documentos que evidenciam a necessidade de intervenção na saúde de Canoas, onde os problemas proliferam e aumenta a escassez, distanciando as possibilidades de adequada assistência em saúde na terceira cidade do Rio Grande do Sul em número de habitantes (com cerca de 350 mil moradores).

 

Conforme o presidente do Simers, Marcos Rovinski, "a entidade busca exaustivamente as negociações com os gestores, antes de encaminhamentos a diferentes instâncias; mas quando a situação parece ser insustentável, faz-se necessário o pedido de ajuda aos poderes de estado". O dirigente explica que a  atuação do Simers, em defesa do médico, é intrínseca a defesa da saúde e, dessa forma, "é necessário o pedido de socorro a todas instâncias, em situação de crise". O Simers aguarda a manifestação do Ministério Público de Pelotas e do Tribunal de Contas do Estado, com a expectativa de que as instituições apresentem soluções aos casos das duas cidades.

 

Tags: Medicina Médicos Pelotas Canoas

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política