Simers participa de seminário na Assembleia Legislativa sobre saúde mental na pandemia
Vida

Simers participa de seminário na Assembleia Legislativa sobre saúde mental na pandemia

Compartilhe

24/08/2021 10:04

O coordenador do Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Fernando Uberti, foi um dos painelistas de seminário promovido pela Assembleia Legislativa, proposto pelo deputado estadual Tiago Simon. O evento ocorreu de modo virtual na tarde desta segunda-feira, 23, e teve como tema: “Os efeitos da pandemia e do isolamento social na saúde mental dos gaúchos”. 

O presidente do Simers, Marcelo Matias, também participou do Seminário e em sua manifestação destacou a necessidade de atenção à saúde mental dos médicos: “Os profissionais estão com sobrecarga de trabalho e, por vezes, sem contar com salários adequados e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O Simers tem atuado de forma permanente pela valorização da categoria”. Matias também citou o Sim Mental, projeto criado pelo Simers em dezembro do ano passado com o objetivo de promover a saúde integral dos médicos por meio de atendimentos com psiquiatras e psicólogos parceiros.

Ao abordar o tema, Uberti citou que os dados sobre incidência de transtornos psiquiátricos na pandemia são controversos, mas em muitos locais houve redução na procura por assistência em saúde mental devido ao maior receio das pessoas em procurar serviços de saúde nos últimos meses e à concentração de esforços para enfrentamento da Covid-19. "De qualquer forma, há um impacto perceptível e expressivo na saúde mental das pessoas, e esse desdobramento evidenciado em estudos será inevitável nos próximos meses".

O diretor falou ainda sobre o trabalho que vem sendo realizado pelo Núcleo de Psiquiatria na intenção de fortalecer a rede de atendimento hospitalar e ambulatorial psiquiátrica no estado. “Nós temos um déficit aproximado de dois mil leitos no Rio Grande do Sul. Quase trezentos novos leitos já estão aprovados e dependem de questões burocráticas como o cadastramento no SAIPS – Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde, no governo federal. Temos trabalhado junto às autoridades políticas para garantir a abertura desses leitos dos quais o Estado tanto necessita”.

Além disso, o Simers iniciou vistorias que buscam avaliar todos os CAPS (Centros de Atenção Psicosocial) do Rio Grande do Sul, avaliando estrutura física, recursos humanos, vínculos de trabalho, fluxos e insumos, viabilizando o mapeamento dessas unidades e a exigência de ações de qualificação por parte do Poder Público.  Representando a coordenação em saúde mental da Secretaria Estadual da Saúde, Fernanda Mielke afirmou que 39% dos municípios gaúchos manifestaram a necessidade de apoio às demandas de saúde mental, o que fez com que o Estado desenvolvesse ações específicas sobre o tema, entre elas a elaboração do “Guia de Saúde Mental na Pandemia”, destinado a estudantes e professores.

 O seminário contou com explanações de outros três especialistas: Flávio Milman Shansis, Alceu Gomes Correa Filho e Fábio Dantas Filho e foi transmitido pelo canal da Assembleia Legislativa no Youtube e pelas redes sociais do Deputado Tiago Simon.
 

Tags: Saúde Mental

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política