Simers participa de debate sobre Saúde Mental do Estado na Assembleia Legislativa
A Luta

Simers participa de debate sobre Saúde Mental do Estado na Assembleia Legislativa

Compartilhe

23/09/2019 00:00

A situação da Saúde Mental no Rio Grande do Sul e alternativas para melhorar e ampliar o atendimento no setor foram debatidas nesta segunda-feira (23), em reunião realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa. O evento contou com a participação do Diretor de Interior do Simers, Fernando Uberti, e de representantes de entidades médicas, hospitais, sociedade civil, segurança pública e Judiciário. Novo encontro deverá ser marcado para o próximo mês.

Em sua manifestação na abertura do encontro, o deputado estadual Dr. Thiago Duarte, vice-presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia, ressaltou que é preciso avançar na questão do atendimento especializado e defendeu o aumento no número de leitos psiquiátricos nas unidades hospitalares gaúchas.

O coordenador de Saúde Mental no RS, Luiz Coronel, ressaltou que a população do país cresceu muito nos últimos anos e que, por causa disso, a legislação atual precisa estar adequada aos novos tempos. 

Diretor do Simers Fernando Uberti falou sobre a importância de ampliar atendimento em saúde mental
Fernando Uberti falou sobre a importância de ampliar atendimento em saúde mental

O diretor do Simers, Fernando Uberti, destacou a presença de representantes de várias entidades envolvidas com a questão da saúde mental e disse que a reforma antimanicomial teve um grande e positivo papel, mas cometeu o equívoco de radicalizar certas concepções, a ponto de propor um modelo de substituição de níveis de atenção em Psiquiatria, culminando com redução de leitos e desassistência. “Essa mudança criou uma população marginalizada, especialmente no sistema público de saúde. Os níveis de atenção em Psiquiatria devem ser complementares, e não substitutivos. Precisamos de expansão de leitos psiquiátricos em paralelo ao fortalecimento e qualificação da assistência ambulatorial”, afirmou.

Tags: Assembleia Legislativa Saúde Mental reunião Desassistência em saúde mental Leitos psiquiátricos Comissão de Saúde e Meio Ambiente

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política