Simers ouve médicos do HPSC e HU sobre a situação da gestão das instituições de saúde de Canoas
Defesa

Simers ouve médicos do HPSC e HU sobre a situação da gestão das instituições de saúde de Canoas

Compartilhe

12/04/2022 08:27

O vice-presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, e o diretor Júlio Venzo se reuniram no início da noite desta segunda-feira, 11, com médicos dos hospitais de Canoas: Hospital de Pronto Socorro de Canoas Prefeito Dr. Marcos Antônio Ronchetti (HPSC) e Hospital Universitário (HU). Os médicos que compareceram ao encontro virtual demonstram preocupação com a situação atual e, também, com o futuro da gestão de ambas instituições de saúde. Vale ressaltar que as casas passaram, desde o fim de janeiro de 2022, a ser administradas por novas empresas que substituíram o Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (GAMP).

 

O HPSC, que originalmente era gerido pela Aceni (Instituto de Atenção à Saúde e Educação), hoje está sob intervenção da Secretaria da Saúde do Estado, após operação do Ministério Público que publicizou fortes indícios de ilegalidades na gestão municipal de saúde, culminando com o afastamento do prefeito Jairo Jorge. 

 

Já o Universitário, administrado pela Funam (Fundação Educacional Alto-Médio São Francisco), registra atrasos nos repasses dos honorários médicos e salários de outras categorias de trabalhadores. De acordo com a Fundação, até o fim da tarde desta segunda-feira, cerca de 30% dos profissionais já haviam tido seus vencimentos quitados. A totalidade dos salários serão depositados nesta terça-feira, 12. 

 

O vice-presidente do Simers afirmou que nos próximos dias serão formatadas reuniões com as administrações das instituições, a fim de ser buscada  resolução aos temas, bem como trazer aos médicos um sentimento de confiança quanto ao futuro. 

 

O Simers reitera seu compromisso de defender a classe médica da cidade, bem como já está,  junto de seu departamento jurídico, construindo estratégias em prol do resguardo profissional de cada médico que trabalham nas instituições.

Tags: Medicina Médicos HPSC Hospital Universitário HU Canoas Canoas

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política