Simers integra visita técnica da Frente Parlamentar em defesa do hospital São Pedro
Defesa

Simers integra visita técnica da Frente Parlamentar em defesa do hospital São Pedro

Compartilhe

26/04/2022 16:01

O diretor geral do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e Coordenador do Núcleo de Psiquiatria (NuPsiq-Simers), Fernando Uberti, e demais membros do NuPsiq-Simers integraram nova visita técnica da Frente Parlamentar em defesa do Hospital Psiquiátrico São Pedro realizada nesta terça-feira, 26, na sede da instituição. Os representantes do Simers receberam informações atualizadas sobre o cenário assistencial e de ensino da instituição, por parte da Direção do Hospital e Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS).  A Diretora do HPSP, Liliane Dias de Lima, destaca a necessidade de reposição de recursos humanos, principalmente na área médica e de enfermagem, e a disponibilidade de exames complementares aos pacientes internados.

Há 2 semanas, após reunião entre o Secretário Municipal de Saúde, Mauro Sparta, e o Simers, a Prefeitura garantiu que autorizaria nas próximas semanas o quantitativo de exames solicitados. O hospital sofre com a falta de reposição de profissionais que se aposentam ou que não renovam os contratos emergenciais. “É preciso sensibilizar o governo para a necessidade de recursos humanos que atendam a demanda por assistência psiquiátrica no estado”, destacou Uberti. A posição foi de que a Unidade de Dependência Química (UD), com 25 leitos, está pronta para reabrir, do ponto de vista físico e operacional, mas falta a disponibilização de profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Estão sendo avaliadas, como ações imediatas, a contratação emergencial de profissionais e a possibilidade de a Prefeitura de Porto Alegre ceder profissionais ao Hospital São Pedro, contando, como contrapartida, com a possibilidade de utilização do espaço para funcionamento de estruturas da rede municipal em saúde mental. O Simers também
solicitou informações sobre a lista nominal de funcionários, unidades para as quais foram nomeados, e onde estão efetivamente cumprindo as suas funções. 

Como ação estrutural, a entidade médica iniciou negociação com o governo estadual para apresentação de um projeto de carreira específica a médicos Psiquiatras no serviço público estadual, com remuneração e prerrogativas compatíveis com a importância da categoria à sociedade e à assistência.

O deputado estadual Dr. Thiago Duarte, Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do São Pedro, acompanha e participa de todas as negociações, algumas como iniciativa do parlamentar médico. A coordenadora de Saúde Mental no município, Cristiane Stracke, garantiu que a Prefeitura de Porto Alegre deseja ser parceira no processo de expansão e qualificação do São Pedro.

Os psiquiatras Rogério Cardoso, Luciana Mesko e Vilma Cidade, do  Núcleo de Psiquiatria do Simers, acompanharam a visita.

Tags: Medicina Médicos Saúde Mental

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política