Simers integra Grupo de Trabalho da Famurs para defender hospitais de pequeno porte
A Luta

Simers integra Grupo de Trabalho da Famurs para defender hospitais de pequeno porte

Compartilhe

16/05/2018 16:38

A luta do Simers para evitar o fechamento de hospitais e conter o desmonte da Saúde pública no Rio Grande do Sul está ganhando ainda mais força e abrangência. Na tarde desta terça-feira (15), o presidente da entidade médica, Paulo de Argollo Mendes, participou de um Grupo de Trabalho formado pela Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs) com o objetivo de defender a manutenção dos hospitais de pequeno porte (HPPs) – os mesmos que o governo estadual pretende fechar. WhatsApp Image 2018-05-16 at 16.35.27Para Argollo, a iniciativa é fundamental para garantir que esses hospitais sigam funcionando. "Essas instituições são extremamente importantes para suas comunidades e, muitas vezes, são a única referência para uma série de municípios do entorno que não possuem nenhum hospital", explica o presidente do Simers. O Simers luta contra o fechamento dos HPPs pelo menos desde 2014, quando a Secretaria Estadual de Saúde editou regras para limitar atendimentos e cirurgias nesse tipo de instituição. Desde então, a entidade médica tem demonstrado, em reiteradas ocasiões (leia aqui, aqui e também aqui) como o fechamento dos HPPs ameaça a população e os próprios médicos. Agora, com o Grupo de Trabalho formado na Famurs, essa luta se torna ainda mais relevante. "O Simers e a Famurs estão trabalhando juntos na defesa da manutenção dos hospitais de pequeno porte", garante Argollo.  

Entenda a luta

• Desde junho de 2015, o governo estadual vem trabalhando para regionalizar os partos, em uma ação que tem como consequência direta o fechamento dos HPPs, especialmente aqueles localizados em pequenas e médias cidades do interior. • Segundo a Famurs, há 154 HPPs no Estado. Destes, 48 estão em grave crise financeira e podem ser transformado em Pronto Atendimento de Urgência (PADU). • Caso isso aconteça, a Famurs calcula que pelo menos 406 leitos hospitalares serão fechados no Estado, o que aumentará a demanda pela “ambulancioterapia” – em que pacientes são obrigados a buscar transporte até outras cidades para receber tratamento.
Tags: Leitos Famurs Hospitais de pequeno porte

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política