Simers inicia ciclo de visitas técnicas a hospitais e unidades de saúde
Defesa

Simers inicia ciclo de visitas técnicas a hospitais e unidades de saúde

Compartilhe

06/08/2021 20:29

Diante da circulação da variante delta da Covid-19 e o fato dela apresentar um potencial de maior transmissibilidade, o que pode gerar novos casos no território gaúcho, fez com que o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) intensificasse suas visitas técnicas aos hospitais e unidades de saúde do Estado.

A ideia é deslocar diretores do Sindicato para conversar com gestores e médicos e saber se nos locais onde atuam há estoque de medicamentos e equipamentos de proteção individual (EPIs) em número suficiente, em caso de novo surto do coronavírus. As Regiões Sul e Metropolitana foram visitadas nos últimos dias. Novas regiões serão mapeadas nas próximas semanas. Ao final, será feita um levantamento completo sobre a situação atual e como os hospitais, unidades e instituições de saúde estão se preparando, diante da possibilidade de novos casos.


Dentro desta proposta, a diretora do Simers na Região Sul do Estado, Daniela Alba, esteve em visita nas unidades de saúde, em Pelotas. No roteiro, estiveram a Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes, o Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (CASG UPA Bento) e a UPA Areal. 

Conforme Daniela, além de promover uma maior aproximação com os colegas, para que as demandas da categoria sejam atendidas e haja melhores condições de atuação dos médicos.

A atividade também faz parte das ações de regionalização da entidade e também da promoção de iniciativas que possam contribuir para melhorias nos processos de trabalho e do exercício da Medicina. "Nosso movimento é para que os médicos se sintam valorizados e seguros em suas atuações", ressaltou, ao lembrar que a entidade também oferece serviços nas áreas jurídica e contábil aos médicos, além de proporcionar-lhes todo o apoio necessário em suas carreiras. 

A diretora participou ainda da cerimônia de posse do presidente do Sindicato dos Médicos de Rio Grande (Simerg), parceiro do Simers.

Nesta quinta-feira, 5, hospitais e unidades de saúde na Região Metropolitana de Porto Alegre receberam a visita do  Simers. As atividades de aproximação institucional tiveram início na Unidade de Pronto Atendimento São Francisco de Medeiros, em Cachoeirinha.

Na conversa com os médicos que atuam na UPA, o diretor do Simers, Luiz Grossi, recebeu a informação que há uma alta demanda de pacientes na área psiquiátrica. Além disso, de acordo com os profissionais, em virtude dessa necessidade, seria relevante aumentar o número de atendimentos desta especialidade para a população. 

A segunda etapa do roteiro compreendeu a visita ao Hospital Padre Jeremias, instituição que atende uma região de 130 mil pessoas. Grossi foi recebido pela direção do Hospital, que tem a gestão do Instituto de Cardiologia e pelos médicos da instituição.

Referência na área neonatal e 100% SUS, o Padre Jeremias tem 101 leitos disponíveis. Conforme o relato feito a Luiz Grossi, o hospital recebeu pacientes Covid no auge da pandemia, implantou uma área de triagem da doença e promoveu um aperfeiçoamento do atendimento aos pacientes.

Também foram visitadas a UPA Zona Norte e a Fundação Municipal Centenário, em São Leopoldo.

Tags: Covid-19 pandemia Vistoria

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política