Simers flagra problemas em mais duas unidades de saúde de Porto Alegre
A Luta

Simers flagra problemas em mais duas unidades de saúde de Porto Alegre

Compartilhe

02/07/2019 00:00

O Simers constatou deficiências de estrutura e de atendimento em mais duas unidades de saúde (US) de Porto Alegre. No bairro Partenon, pacientes que buscam atendimento nas US Pitoresca e São Miguel enfrentam desde dificuldades de acesso até falta de equipamentos. 

As vistorias nas unidades foram realizadas no dia 26 de junho. Confira os principais problemas identificados.

US Pitoresca

Para chegar a US Pitoresca, os pacientes precisam contornar um terreno tomado por lixo, ao lado da unidade. O calçamento deteriorado também dificulta o acesso ao prédio. A pintura descascada e a grama alta denotam a falta de manutenção da unidade.


US Pitoresca está cercada de lixo
US Pitoresca está cercada de lixo

A precariedade da US também fica evidente em seu interior. Alguns ambientes são improvisados a fim de abrigar mais de uma atividade. Um exemplo é a sala de esterilização, que também funciona como o almoxarifado da unidade.

US São Miguel

A precariedade da infraestrutura também chama atenção na US São Miguel. Um aclive na entrada da unidade dificulta o acesso, especialmente de idosos e de pessoas com limitação de mobilidade. As paredes apresentam rachaduras e nos fundos da unidade, além da umidade que forma uma lâmina d’água no chão, há móveis abandonados.


Desnível dificulta acesso a US São Miguel
Desnível dificulta acesso a US São Miguel

O atendimento aos pacientes é prejudicado pela falta de equipamentos como sonar, balança e otoscópio. Há três equipes de saúde da família na unidade, porém, uma delas não dispõe de médico.

Tags:

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política