Simers encaminha propostas estruturantes para saúde mental ao deputado Tiago Simon
Defesa

Simers encaminha propostas estruturantes para saúde mental ao deputado Tiago Simon

Compartilhe

17/06/2021 20:44


Integrantes do Núcleo de Psiquiatria do Simers estiveram reunidos de forma online com o deputado estadual Tiago Simon (MDB), na tarde desta quinta-feira (17). Recentemente, o Simers se fez presente em uma audiência pública promovida pelo gabinete do parlamentar sobre “Os efeitos da Pandemia e das Restrições à Saúde Mental dos Gaúchos”. A fim de contribuir com o debate, a entidade médica encaminhou um ofício a Simon com propostas consideradas estruturais ao enfrentamento do impacto psiquiátrico gerado pela pandemia.

Durante o encontro virtual, o coordenador do Núcleo de Psiquiatria, Fernando Uberti  falou sobre a necessidade de ampliação da assistência em saúde mental, principalmente em um período de pandemia. Uberti pediu apoio para a ampliação da rede de leitos psiquiátricos no estado, e relatou que nesse momento 255 leitos na área estão aguardando aprovação do governo federal para sua abertura, já tendo sido aprovados por todas as instâncias estaduais, e contando com a disposição de hospitais para sua abertura imediata.

O ofício ainda propõe um mapeamento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), a fim de estabelecer um diagnóstico sobre recursos humanos e estrutura física dessas unidades, possibilitando o fortalecimento e qualificação dessas estruturas.  

Por fim, o Simers também ressalta a necessidade de implementação e exapansão dos Ambulatórios de Psiquiatria, complementando assim a atenção integral, hospitalar e ambulatorial, aos gaúchos.

Ao parabenizar o Simers pelo trabalho desenvolvido em defesa da saúde, o deputado Tiago Simon se comprometeu em auxiliar e levar as pautas adiante, nas esferas estadual e federal.

Também participaram do encontro os diretores Rogério Cardoso e Gabriela Schuster, as equipes política e jurídica do Simers e assessores do deputado.
 

Tags: Núcleo de Psiquiatria Simers Saúde Mental pandemia

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política