Simers e presidente Marcos Rovisnki são homenageados pelo Banco de Alimentos
Defesa

Simers e presidente Marcos Rovisnki são homenageados pelo Banco de Alimentos

Compartilhe

05/07/2022 17:02

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e seu presidente, Marcos Rovinski, foram homenageados, na tarde desta terça-feira, 5, pelo presidente do Banco de Alimentos, Paulo Renê Bernhard, pela arrecadação de alimentos que têm ajudado milhares de pessoas diariamente. A entidade médica já arrecadou cerca de 25 toneladas de alimentos em campanhas junto a médicos e estudantes de medicina, somente em 2022.

“O Simers é composto por médicos e médicas que lutam pela valorização da categoria e, também, por questões sociais. A responsabilidade social tem sido muito bem conduzida na entidade pelo Hub de Solidariedade, com excelentes resultados”, afirma Rovinski. O presidente do Simers lembrou a todos que o atual grupo que dirige o Sindicato, em 2020, tinha desenvolvido uma ação do Trote Solidário para arrecadar alimentos em um jogo do Grêmio quando a pandemia do Covid-19 apareceu e mudou os planos de todos. “Os alunos não pararam e seguiram realizando o trote solidário em frente aos supermercados arrecadando alimentos e os repassando ao Banco de Alimentos”, completou.

A diretora do Simers e coordenadora do Hub de Solidariedade, Scarlet Orihuela, enalteceu o trabalho que vem sendo realizado nestes 20 anos pelo Banco de Alimentos. “Vocês nos instigam a trabalhar mais para poder ampliar a arrecadação e com isso ajudá-los a continuar atendendo pessoas que precisam deste apoio”, disse.  

Paulo Rene fez uma breve retrospectiva dos 20 anos do Banco de Alimentos durante o evento agradecendo ao Simers pela doação de alimentos que tem ajudado tanta gente. O Simers teve seu logo incluído na Galeria de Honra do Banco de Alimentos, junto com dezenas de empresas, instituições e entidades. Já o presidente do Simers, Marcos Rovinski, recebeu medalha alusiva aos 20 anos do Banco e teve sua foto incluída na Galeria de Honra do Banco de Alimentos.

O Trote Solidário é realizado pelo Núcleo Acadêmico – NAS do Simers e vem arrecadando doações de alimentos e livros. Além do site: trotesolidario.com.br, os estudantes de faculdades de Medicina do Estado vão para frente de supermercados, em vários pontos do Estado, coletando doações. O presidente do NAS, Gustavo Wild Pizutti, destaca a parceria de 10 anos com o Banco de Alimentos e projeta maior visibilidade do Trote Solidário no segundo semestre deste ano. A edição 2022/1 do Trote Solidário arrecadou cerca de 25 toneladas de alimentos na Capital e em mais 13 municípios gaúchos, incluindo doações on-line. Para se ter uma ideia da força da ação, dados fornecidos pela Rede apontam que uma tonelada de alimentos alimenta 80 pessoas em 30 dias, em todas as refeições.

Mas a campanha não contou apenas com a doação de alimentos. Também foram arrecadadas 1,5 toneladas de tampinhas plásticas e 23.322 livros. Além disso, voluntários foram responsáveis em garantir 566 bolsas de sangue, mostrando que as boas ações valem a pena.

Ao todo, 2.224 futuros médicos de 19 universidades participaram da ação, em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Santa Maria, Pelotas, Erechim, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Uruguaiana, Lajeado, Caxias do Sul e Ijuí. Sem falar na parceria com a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, os hemocentros do Estado, o Instituto da Criança com Câncer e o curso Fleming.

*20 anos de história*

Para ajudar a combater a fome no Brasil, no ano 2000, um grupo de empresas, sindicatos e entidades reuniram-se e criaram no Conselho de Cidadania da FIERGS o primeiro Banco de Alimentos do Brasil, na cidade de Porto Alegre. Desde então, o Banco de Alimentos já arrecadou e distribuiu mais de 55 milhões de quilos de alimentos para instituições carentes, de todos os bairros da capital. As doações representam 165 milhões de pratos de alimentos na mesa de quem mais precisa.

A FIERGS foi o berço do Banco de Alimentos de Porto Alegre. O projeto está inserido no organograma da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS, como uma das fortes ações de economia circular desenvolvidas no Rio Grande do Sul, devido seu alto potencial de transformar desperdícios e resíduos em benefício social. Além dos habituais alimentos doados, cerca de 800 mil refeições de cozinhas industriais são salvas por ano, graças à prática desenvolvida.

Atualmente, o Banco de Alimentos de Porto Alegre beneficia mais de 300 instituições, de todos os bairros da capital gaúcha: asilos, lares de excepcionais, creches, associações comunitárias, e famílias em situação de risco, que além de alimentos, no período de pandemia também receberam materiais de higiene, limpeza, cobertores e máscaras de algodão, doados por empresas e pessoas que se engajaram nesta grande corrente de solidariedade.

Tags: Medicina Médicos Núcleo Acadêmico Simers (NAS) Trote Solidário

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política