Simers e OAB/RS encaminham Termo de Parceria Institucional e abordam pautas voltadas à saúde mental
Defesa

Simers e OAB/RS encaminham Termo de Parceria Institucional e abordam pautas voltadas à saúde mental

Compartilhe

03/09/2022 10:25

A defesa da expansão e qualificação da assistência psiquiátrica no Estado foi pauta de agenda da diretoria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), Leonardo Lamachia, na tarde desta quinta-feira, 1º. A entidade médica, representada pelo presidente Marcos Rovinski, o vice-presidente, Marcelo Matias, e o diretor-geral e coordenador do NuPsiq, Fernando Uberti, foi recebida na casa do órgão, localizada no Parque de Exposições Assis Brasil, durante a 45ª Expointer.

 

Fernando Uberti, que é psiquiatra, fez um relato sobre dois temas que estão na pauta de ações do NuPsiq – Simers. Um deles se refere à precariedade de recursos humanos no Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), o que coloca em risco à assistência em saúde mental de milhares de pacientes de Porto Alegre, região metropolitana e interior, ao passo que 88 municípios gaúchos têm a instituição como referência a encaminhamentos de pacientes. 
De acordo o coordenador do Núcleo, o déficit de funcionários, incluindo psiquiatras, também coloca em risco o ensino aos médicos residentes, em uma instituição que é referência na formação dos futuros especialistas.

 

“O São Pedro é uma instituição central à assistência psiquiátrica e formação de profissionais qualificados no estado, que deve ser uma prioridade compatível com sua importância aos gaúchos. Precisamos, por exemplo, reabrir a Unidade de Dependência Química, setor especializado e que contribuiria para atenuar a exponencial demanda dos últimos anos e meses na área”, destaca.
Lamachia afirmou a importância da aproximação das entidades, na defesa de temas que são fundamentais para a sociedade. E se colocou à disposição para a realização de reuniões periódicas com tal intuito.

 

Setembro Amarelo

 

O NuPsiq - Simers também aproveitou a agenda para divulgar a campanha alusiva ao Setembro Amarelo, na prevenção ao suicídio e contra o estigma referente aos transtornos mentais. Fernando destacou a parceria entre o Sindicato e o Centro de Estudos Luís Guedes (Celg), lançada para garantir assistência em saúde mental aos médicos associados, incluindo médicos e estudantes de Medicina do Rio Grande do Sul. 


"Vamos viabilizar atendimento personalizado e com valores diferenciados aos nossos sócios, pois temos como prioridade não só a defesa do médico, mas também o cuidado do médico em todas as suas dimensões. Por todo o contexto dos últimos anos, a categoria esteve exposta à grande carga de fatores estressores, e temos que ter atenção especial à saúde mental dos nossos colegas, oferecendo conscientização e caminhos concretos para reduzir a intensidade desse cenário", ressalta o Diretor Geral.

 
Ele ainda ressaltou que foi encaminhado o início da formatação de um Termo de Parceria Institucional entre Simers e OAB-RS, incluindo um conjunto de intenções e disponibilidades de colaboração mútua, na forma de ação conjunta envolvendo múltiplos temas e projetos além da saúde mental.

Tags: Medicina Médicos Saúde Mental

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política