Simers discute melhorias no CAIS Petrópolis com secretaria de Saúde de Passo Fundo
Defesa

Simers discute melhorias no CAIS Petrópolis com secretaria de Saúde de Passo Fundo

Compartilhe

10/12/2020 00:00


Em reunião, nesta quarta-feira (9), com a titular da Secretaria de Saúde de Passo Fundo, Carla Beatrice Crivellaro Gonçalves, o Simers apresentou diversas questões sobre a importância de uma infraestrutura adequada e melhores condições de trabalho no Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) Petrópolis. A unidade destaca-se pelo atendimento 24h à população.

Durante o encontro, foram compartilhadas algumas demandas estruturais tanto para atendimento quanto para a atuação dos médicos, especialmente em relação aos plantonistas da madrugada. Foi sugerida a criação de um espaço para descanso e alimentação dos profissionais da saúde, o que poderá gerar mais qualidade nos serviços prestados como um todo. 

A secretária de Saúde lembrou que diante do contrato formalizado conforme o número de horas trabalhadas, a legislação faculta ao empregador a destinação de um local e período de descanso. Contudo, o Simers reforçou que essa medida contraria o Código de Ética Médica. “Esse é mais um caso em que os dispositivos legais vigentes não compreendem a natureza do exercício da Medicina. Ainda que um médico tenha um contrato específico, há regras próprias da profissão que não podem ser usurpadas. Felizmente, chegamos a um entendimento junto à administração municipal", explicou Willian Adami, diretor adjunto de Interior do Simers.

Em um acordo com Carla Beatrice e com a médica Cristine Pilati Pileggi Castro, apresentada como secretária de Saúde da próxima gestão municipal, o Simers encaminhará uma proposição para melhorias no Cais Petrópolis, com base no Código de Ética e em resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM). A partir dessa iniciativa, a secretaria de Saúde e a Procuradoria Geral do Município poderão avaliar as possibilidades de adequação das medidas apresentadas pela entidade.

Tags: Secretaria Municipal da Saúde Passo Fundo

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política