Simers discute a redução de leitos de UTI Covid em audiência pública da Assembleia Legislativa
Defesa

Simers discute a redução de leitos de UTI Covid em audiência pública da Assembleia Legislativa

Compartilhe

10/12/2020 00:00


O vice-presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, Marcos Rovinski, participou nesta quarta-feira (9) de uma audiência pública promovida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. O encontro virtual contou com representantes da Secretaria Estadual da Saúde, de hospitais da Capital e do interior, dos conselhos nacional e estadual de saúde e parlamentares membros da Comissão. O objetivo foi discutir a redução do número de leitos de UTI Covid no Estado e as estratégias para controle da pandemia.

De acordo com a secretária Arita Bergmann, o Rio Grande do Sul chegou a ter um aumento de 102% na capacidade de atendimentos por meio da abertura de 974 leitos. No entanto, 13,65% deles foram desativados, pois o Ministério da Saúde não mantém o pagamento da diária para leitos que tenham a taxa de ocupação inferior a 50%. 

Com a retomada do crescimento dos índices de contaminação, o Estado adotou medidas para a reabertura, ainda nesta semana, de 118 leitos em diversos municípios, incluindo Taquara, Viamão, Bagé, Santa Maria, entre outros. A secretária comentou sobre as dificuldades de recursos humanos para suprir a demanda e ressaltou a importância de uma mudança de consciência entre a população. 

Durante o encontro, Marcos Rovinski também manifestou preocupação com a redução do número de leitos de UTI Covid, em especial na rede pública e reforçou a necessidade de rediscussão do Sistema Único de Saúde. “Temos necessidades de saúde importantes, mas com recursos muito limitados”, salientou. Em nome do Simers, Rovinski enalteceu o trabalho dos médicos e demais profissionais de saúde, e agradeceu pela dedicação e pelos esforços em controlar a pandemia e atender a população de maneira exemplar.

Tags: Leitos leitos UTI Secretaria Estadual da Saúde (SES) coronavírus Covid-19 Simers

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política