SIMERS debate com especialistas a Segurança Pública do Estado
A Luta

SIMERS debate com especialistas a Segurança Pública do Estado

Compartilhe

12/12/2016 12:38

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul participou do 1° Encontro Gaúcho pela Segurança Pública: construindo um grande pacto pela paz no RS, na Sede da Ordem dos Advogados do Brasil. Foram convidadas mais de 70 entidades para promover um grande debate acerca da insegurança que a sociedade do Rio Grande do Sul enfrenta. Serão aglutinadas informações de todos os segmentos, inclusive da sociedade civil, em prol da redução da criminalidade, e com essas informações construir um programa de ações em busca de um pacto pela paz no Estado. No evento, ocorreram palestras que trouxeram à tona exemplos de outras cidades na qual foi implementada uma política pública de qualidade que freou a violência. Por exemplo, em São Paulo houve redução de 70% na taxa de homicídios de 2000 a 2010, segundo a palestrante Carolina Ricardo, umas das fundadoras do Instituto Sou da Paz (SP). A ideia principal é se inspirar em casos bem-sucedidos. Para a diretora do SIMERS, Gisele Lobato, essa discussão é extremamente importante para conter a onda de delitos. “A violência é tanta que chegou até nos postos de saúde, onde existem profissionais que estão ali somente para salvar toda e qualquer vida. Precisamos unir forças para combater este índice que tem aumentado a cada mês”, destacou Gisele. Em 2016, foram registradas 15 ocorrências de agressão em Postos de Saúde do Rio Grande do Sul, nos municípios de Porto Alegre, Canoas, Gravataí e Três passos. O último ocorreu no mês de dezembro no Posto de Saúde da Cruzeiro onde um homem entrou armado, supostamente atrás de outro indivíduo ferido. Diante da tensão e do medo de algum ataque de gangues do tráfico, as equipes mantiveram o posto fechado até a meia-noite.

CPI da Segurança Pública

Agora a cidadania também pode contribuir com a instalação da CPI da Segurança Pública proposta pela OAB/RS na Assembleia Legislativa do Estado. Ao realizar a assinatura on-line no hotsite, a sociedade está se juntando com mais 150 entidades que também estão participando da campanha. Para realizar a sua assinatura e contribuir para a instalação da CPI, basta clicar neste link. O intuito da CPI é investigar o destino dos recursos de Segurança Pública e eventuais ações indevidas ou omissas pelo Estado. O documento entregue na Assembleia apresenta os dados dos registros de homicídios no Estado, apontando a alta de 34,8% no número de latrocínios (roubo seguido de morte) e o crescimento de organizações criminosas e tráfico de drogas, somente no primeiro semestre deste ano, além da falta de medidas-políticas eficazes realizadas pelo governo.
Tags: OAB-RS Falta de segurança Segurança Pública

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política