Simers cobra recomposição da escala de psiquiatras no PACS
A Luta

Simers cobra recomposição da escala de psiquiatras no PACS

Compartilhe

18/01/2018 11:34

Entidade notifica SMS de Porto Alegre para preenchimento da escala

Uma das mais importantes emergências psiquiátricas de Porto Alegre já sofre há tempos com a insuficiência de leitos diante da alta demanda. Nos últimos meses, o quadro se agravou, já que o Pronto-Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS) também enfrenta a escassez de médicos psiquiatras, gerando sobrecarga de trabalho e superlotação de pacientes. Em ofício encaminhado nesta segunda-feira (15) à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Capital, o Simers cobra a contratação de psiquiatras para a unidade. O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) e o Ministério Público também receberam o documento.

Falta de médicos viola resolução do CFM

A entidade alerta ainda que o quadro viola a resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 2.079/14, que normatiza o funcionamento das unidades de pronto atendimento. O documento prevê um médico para cada oito leitos. Em regra, as escalas do PACS são fechadas com três psiquiatras durante o dia e dois no turno da noite para atendimento dos pacientes da sala de observação e consultas, o que não vem ocorrendo nos últimos meses. No local, o Simers identificou que as escalas de várias semanas contam apenas com um psiquiatra plantonista durante o dia – o que se repete à noite.

Soluções

Diante da situação, além de solicitar a recomposição da equipe médica e as escalas de psiquiatria, o Simers reivindica que a SMS garanta aos pacientes do PACS leitos em hospital geral ou especializado, quando houver indicação médica, em até 24 horas. Em muitos casos, pacientes são internados nos próprios consultórios do pronto atendimento de forma improvisada, sem as devidas condições.
Tags: Falta de leitos Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS) Saúde Mental

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política