Simers cobra maior agilidade da Secretaria Estadual da Saúde sobre Demandas de Saúde Mental
Medicina

Simers cobra maior agilidade da Secretaria Estadual da Saúde sobre Demandas de Saúde Mental

Compartilhe

21/09/2021 12:24

Em reunião virtual realizada com representantes da Secretaria Estadual da Saúde (SES), na semana passada, o Núcleo de Psiquiatria do Simers cobrou um posicionamento mais ágil da pasta com relação a demandas envolvendo a saúde mental no Estado. O Simers teve a iniciativa de propor, ainda em 2020, um Grupo de Trabalho com a SES/RS, para discutir as necessidades de qualificação e expansão da rede de assistência psiquiátrica estadual, naquele momento especialmente do Hospital Psiquiátrico São Pedro. Com a importante contribuição do MP-RS, avanços significativos foram obtidos, como a reabertura de 25 leitos de infância e adolescência no hospital, um cronograma de reabertura da Unidade de Dependência Química e a perspectiva de concurso para a reposição de Psiquiatras, médicos e profissionais de outras áreas. 

Porém, o Simers enviou ofício à SES/RS, há cerca de 1 mês, solicitando a formalização documental de quantitativo de vagas a ser disponibilizado ao São Pedro no próximo concurso para a área de saúde, até o momento não havendo resposta da Secretaria Estadual de Saúde. Da mesma forma, o Núcleo de Psiquiatria do Simers tem atuado propondo a introdução de novos medicamentos psiquiátricos no rol daqueles ofertados pelo SUS, objetivando tratamentos mais eficazes e menos custo ao Poder Público. Não houve sinalização ou postura de interesse por parte do governo estadual, passando essa pauta a ser negociada exclusivamente na esfera federal, junto ao Ministério da Saúde.

Após diversas tentativas, por reuniões e encaminhamento de ofícios à SES, o Simers não obteve retorno dos contatos nem respostas formais quanto a esses dois temas. Diante disso, a entidade médica estuda novamente recorrer ao Ministério Público em busca de soluções e avanços à assistência psiquiátrica no Rio Grande do Sul.

Tags: Saúde Mental Medicina Médicos Secretaria Estadual da Saúde (SES)

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política