Simers alerta para urgência na internação de pacientes psiquiátricos que aguardam leitos
Defesa

Simers alerta para urgência na internação de pacientes psiquiátricos que aguardam leitos

Compartilhe

28/06/2022 15:56

O diretor do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e integrante do Núcleo de Psiquiatria, Rogério Cardoso, liderou equipe da entidade médica que participou, nesta terça-feira, 28, de reunião sobre o atendimento à saúde mental no Estado, e, em particular, no Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), na Capital e destaca que é urgente a internação de 240 pacientes, incluindo crianças e adolescentes que aguardam leito psiquiátrico em lista de espera na Central de Regulação. “Estamos em uma situação de emergência e esta lista cronifica a espera nos colocando em situação de calamidade pública em doença mental”, argumentou Rogério Cardoso.

 

O diretor do Sindicato explica que atender a essa demanda pressupõe manter a atual oferta de leitos, sem fechamentos, e garantir a continuidade de atendimento dos profissionais de saúde nesta área. Para Cardoso são necessárias novas contratações com reforço de psiquiatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Cuidadores devem assumir casas lares devendo liberar, por consequência, cerca de 98 técnicos de enfermagem que são concursados do São Pedro e devem retornar.

 

Além da direção da instituição estiveram no encontro representantes do governo do Estado, o deputado estadual Thiago Duarte, que preside a Frente Parlamentar em Defesa do Hospital São Pedro, a deputada Sofia Cavedon, servidores do HPSP e médicos residentes em psiquiatria.

 

Para novembro, conforme pedido emergencial, podem ser contratados 105 técnicos de enfermagem, 15 psiquiatras e 10 médicos clínicos gerais. Enquanto isso, imediatamente devem ser nomeados dois psiquiatras e quatro técnicos em enfermagem aprovados em recente concurso. Essas ações, somadas a outras medidas urgentes, são necessárias para minimizar o atual momento de dificuldades em atender a saúde mental.

 

Tags: Medicina Médicos Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP)

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política