SIMERS alerta: contratos com planos de saúde devem ser reajustados anualmente
A Luta

SIMERS alerta: contratos com planos de saúde devem ser reajustados anualmente

Compartilhe

29/09/2017 11:11

O SIMERS alerta os médicos que atendem por planos de saúde sobre a obrigatoriedade de contrato escrito para a prestação de serviço, bem como reajuste anual dos valores a serem pagos. A Lei nº 13.003/2014 determina que sejam assinados contratos escritos entre as operadoras dos planos de assistência à saúde e seus prestadores de serviços. A regulamentação das condições de tais contratos cabe à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A ausência do documento, no qual deve constar as condições de prestação de serviços estipuladas entre a operadora do plano e o profissional, pode prejudicar o médico.

Atenção aos reajustes

Os contratos escritos firmados entre a operadora do plano de saúde e o prestador de serviços devem prever o índice de reajuste a ser aplicado. Caso esses contratos não o tenham previsto e não havendo negociação sobre esse índice entre a as operadoras e os planos de saúde (o que deve ocorrer no período de 90 dias corridos a partir de 1º de janeiro de cada ano), a Resolução Normativa nº 364 da ANS estabelece que o índice a ser aplicado será o IPCA do ano correspondente. O SIMERS adverte, entretanto, que é comum que o percentual de reajuste praticado seja inferior à variação do IPCA, gerando prejuízos ao profissional. Nesse sentido, alertamos para que os médicos fiquem atentos aos seus contratos e à negociação para os reajustes. Mais esclarecimentos sobre a contratualização, a Comissão Estadual de Honorários Médicos do RS (CEHM/RS) pode auxiliá-lo pelo e-mail cehmrgs@gmail.com.
Tags: Planos de saúde Honorários médicos Reajuste Contrato operadoras ANS

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política