Setembro Amarelo: Parceria entre Simers e Celg viabiliza assistência em saúde mental para médicos e estudantes de Medicina
Defesa

Setembro Amarelo: Parceria entre Simers e Celg viabiliza assistência em saúde mental para médicos e estudantes de Medicina

Compartilhe

01/09/2022 09:38

Na abertura das ações alusivas ao Setembro Amarelo — maior campanha anti estigma do mundo, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e o Centro de Estudos Luís Guedes (CELG) iniciam uma parceria inédita para garantir assistência em saúde mental para médicos e estudantes de Medicina do Rio Grande do Sul.


“Estamos muito felizes em oferecer esse benefício aos nossos associados, médicos e estudantes de Medicina. Participamos ativamente de todas as grandes discussões relativas à saúde mental no estado nos últimos e entendemos ser fundamental avaliar cenários. Mas é tão importante quanto oferecer caminhos, soluções concretas. E esse benefício simboliza nossa preocupação em facilitar o cuidado em saúde mental aos nossos colegas”, afirma o diretor-geral da entidade e coordenador do Núcleo de Psiquiatria (NuPsiq – Simers), o psiquiatra Fernando Uberti.

Tal ação será possível por meio do Centro de Atendimento Psiquiátrico (CAP) do Celg, o qual conta com um rol de 50 Psiquiatras qualificados e certificados, que vão estar à disposição para o agendamento de consultas presenciais e virtuais, com valores diferenciados aos associados Simers. 

O número de contato pode ser acessado na área exclusiva para os médicos e acadêmicos sindicalizados, via Projeto SIM MENTAL. 

Após o primeiro contato, o sócio vai preencher um pequeno formulário fornecido pelo Celg e receberá os nomes dos profissionais disponíveis, de acordo com as preferências apontadas. Tudo de maneira ágil, personalizada e privativa.

Saúde Mental em alerta


De acordo com Fernando Uberti, o benefício faz parte do Projeto SIM MENTAL, uma das ações do NuPsiq-Simers como resultado da pesquisa realizada pela entidade médica para aferir o impacto psiquiátrico da pandemia entre médicos e estudantes de Medicina no estado.  Os dados, de 2021, revelaram que mais de 50% dos profissionais se sentiam cansados, esgotados e sem satisfação em suas atividades profissionais.
“São informações que mostram a importância de falarmos sobre saúde mental de médicos e futuros médicos,  e a necessidade de medidas preventivas e reativas sobre o tema”, reforça Fernando.

CELG e SIMERS

A parceria entre Simers e Celg prevê ainda a realização de eventos conjuntos, auxílio e suporte para produção científica, projetos e ações de prevenção em saúde mental aos médicos. Uma verdadeira colaboração mútua para o fortalecimento e valorização da Psiquiatria e do Psiquiatra.
O Celg é uma associação científica sem fins lucrativos, a qual conta com cerca de 300 sócios, entre psiquiatras e psicólogos, sendo que muitos são professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Tags: Medicina Médicos Saúde Mental

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política