Saúde Mental: Núcleo de Psiquiatria do Simers participa da XVI Jornada CELPCYRO e do VII Simpósio CCYM e reforça ações de defesa da Psiquiatria e do Psiquiatra
Defesa

Saúde Mental: Núcleo de Psiquiatria do Simers participa da XVI Jornada CELPCYRO e do VII Simpósio CCYM e reforça ações de defesa da Psiquiatria e do Psiquiatra

Compartilhe

09/11/2022 13:24

O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, e o diretor-geral e coordenador do Núcleo de Psiquiatria da entidade (NuPsiq), Fernando Uberti, estiveram presentes na XVI Jornada do Centro de Estudos de Literatura e Psicanalise Cyro Martins (CELPCYRO) e no VII Simpósio da Associação de Psiquiatria Cyro Martins (CCYM), em que o Simers foi um dos apoiadores institucionais. O evento aconteceu nos dias 4 e 5 de novembro, no Hotel Laghetto Viverone Moinhos, na Capital, e trouxe ao debate o tema “Desafios da Prática Psiquiátrica”, reunindo psiquiatras, psicólogos, profissionais e estudantes de diversas áreas.

 

Para o diretor-geral e coordenador do NuPsiq-Simers, Fernando Uberti, foi muito positivo a realização de mais um evento em conjunto com instituições referenciadas da Psiquiatria gaúcha, aproximando o Simers dos meios acadêmicos e científicos, e especialmente dos médicos e futuros médicos que por eles transitam. O evento abordou os grandes temas científicos e relativos à assistência psiquiátrica hoje, com as contribuições de expoentes da psiquiatria gaúcha e nacional.

 

Uberti foi um dos palestrantes do “Simpósio do Presidente” na noite de sexta-feira, 4, quando falou sobre o cenário em saúde mental no Estado, ações, projetos e desafios do NuPsiq-Simers, em apresentação intitulada. “A interface entre a defesa do psiquiatra e o fortalecimento da assistência em saúde mental”. 

 

“Tivemos a oportunidade de apresentar o que o Núcleo de Psiquiatria do Simers  vem fazendo pela qualificação e expansão da assistência psiquiátrica em nosso Estado, os projetos em curso e nosso planejamento de ações. Sobretudo, mostrar a médicos e futuros médicos o valor da atuação do Simers para o exercício diário de sua profissão e a manutenção de autonomia e prerrogativas do Psiquiatra”. 

 

Já no sábado, 5, a integrante do NuPsiq – Simers e também diretora da CCYM, Graziela Stein, coordenou a mesa do evento sobre Ansiedade, abrindo os trabalhos da tarde. “Foi uma honra estar à frente desse debate, pois o tema é de extrema importância para a nossa sociedade. Isso porque, após a pandemia, sabe-se que houve um aumento de 25% dos quadros de ansiedade e vivemos em um país de ansiosos”, afirmou Graziela.

 

Também prestigiaram a Jornada e o Simpósio os integrantes do Núcleo de Psiquiatria do Simers Gabriela Schuster, Luciana Mesko e Rogério Cardoso. O NuPsiq-Simers tem como uma de suas premissas ser parceiro de todas as instituições que estejam alinhadas ao propósito de fortalecimento da especialidade, da defesa do Psiquiatra e de uma melhor assistência em saúde mental à população.

 

“O CCYM é um parceiro de primeira hora, uma relação antiga e sólida, assim como quanto à Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que estava presente no evento por meio de seu Presidente, Antônio Geraldo da Silva. Nosso objetivo é potencializarmos ainda mais nossa atuação conjunta, em diversas frentes”, observa Fernando Uberti.

Tags: Medicina Médicos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política