Saúde mental e mercado médico são tema de painel do Simers no 38⁰ Congresso Brasileiro de Psiquiatria
Medicina

Saúde mental e mercado médico são tema de painel do Simers no 38⁰ Congresso Brasileiro de Psiquiatria

Compartilhe

09/10/2021 03:35

Os diretores do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) Betusa Kramer de Oliveira, Fernando Uberti Machado e Vinicius de Souza compuseram uma mesa redonda na manhã deste sábado, 09, durante o 38⁰ Congresso Brasileiro de Psiquiatria.

Com o tema central "Saúde Mental dos Médicos e as Habilidades além da Psiquiatria", a atividade foi coordenada pela diretora da entidade médica e Integrante do Núcleo de Psiquiatria da entidade médica, Gabriela Schuster. 

Coordenador do Núcleo de Psiquiatria do Simers, Fernando Uberti Machado expôs os resultados da Pesquisa em Saúde Mental desenvolvida entre médicos e acadêmicos a fim de avaliar o impacto psiquiátrico da Covid-19 aos médicos e estudantes de Medicina gaúchos, avaliação de cenário e medidas concretas de enfrentamento.

"Os dados comprovam a necessidade de um olhar integral para a saúde do médico, e esse é um dos compromissos do Simers. Não só defender o médico, mas cuidar do médico.” Uberti destacou o papel do Simers em enfatizar a necessidade de auto-cuidado em saúde mental aos médicos e estudantes e facilitar assistência psiquiátrica a esses grupos por meio do SIM MENTAL, plataforma de atendimentos criados pelo Simers aos seus associados. Além disso, mostrar à sociedade a importância de boas condições de trabalho ao médico, o que se associa diretamente  a sua saúde mental, e exigir dos gestores soluções para esses obstáculos.

Diretor de Projetos Especiais do Simers, Vinicius de Souza falou sobre as transformações do mercado de trabalho da medicina e a necessidade de adaptação do médico a essa realidade. 

"Multiplicando os anos de formação, percebe-se que muitos dos recém-formados acumulam grandes dívidas decorrentes das mensalidades. Para dar conta disso, é necessário buscar transformar-se enquanto profissional e estar atento às mudanças de cenários e perspectivas", salientou. 

Já a pediatra Betusa Kramer de Oliveira falou sobre gestão de carreiras médicas. Segundo a diretora, é importante que os profissionais estejam atentos às mudanças do mercado de modo a administrarem bem suas carreiras e garantirem bons resultados.

 

Promovido pela Associação Brasileira de Psiquiatria, o Congresso chegou ao fim neste sábado, 09. Neste ano, o Simers foi parceiro institucional na realização do evento, que é considerado o maior do setor na América Latina. A próxima edição do CBP será em Fortaleza, no Ceará.

Tags: Saúde Mental Medicina Médicos Núcleo de Psiquiatria Simers

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política