Responsabilidade Social é compromisso do Simers
A Vida

Responsabilidade Social é compromisso do Simers

Compartilhe

25/09/2020 00:00


Neste 25 de setembro – Dia da Responsabilidade Social –, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) reforça o compromisso com a sociedade de continuar trabalhando por um mundo mais empático, solidário e preocupado com o futuro. Uma série de projetos neste sentido tem sido desenvolvidos. Confira abaixo alguns deles:


Saúde

A pandemia do novo coronavírus trouxe um novo olhar sobre os equipamentos de proteção individual. Na intenção de garantir a disponibilização dos itens às equipes médicas e também à sociedade, o Simers lançou a campanha “EPI Já!”. Com o apoio de estudantes que compõem o Núcleo Acadêmico (NAS) e de médicos, a entidade médica arrecadou tecidos que, mais tarde, foram transformados em máscaras de proteção pelas mãos de costureiras voluntárias.

Saiba mais neste link.


Desenvolvimento Social

E o trabalho solidário não para. O Simers conta com um grupo de voluntários (estudantes de Medicina e colaboradores) que realizam, periodicamente, visitas a instituições, como no Asilo Padre Cacique, por exemplo. Para que essa corrente do bem cresça cada vez mais, a entidade médica também trabalha na capacitação de novos voluntários.

Com a intenção de incentivar e criar laços desde o início da faculdade com a população, a Responsabilidade Social da instituição em parceria com o Núcleo Acadêmico (NAS), criou o projeto “Ouvindo a Vida”. Desde então, um grupo de estudantes de Medicina integra o voluntariado do Simers e desenvolvem uma vez ao mês o projeto no Lar Maria de Nazaré, em Porto Alegre.

Saiba mais neste link.

O NAS também engaja os estudantes de Medicina durante o Trote Solidário. Duas vezes ao ano, as coordenações dos cursos de Medicina das universidades do Estado unem-se ao Núcleo. Os futuros médicos em parceria com o Banco de Sangue, Banco de Alimentos do Estado doam sangue e realizam arrecadação de alimentos. Também em conjunto com o curso Fleming, fazem a coleta de livros didáticos de Medicina. Tampinhas de garrafa plástica também são arrecadadas em conjunto com o Instituto do Câncer Infantil. O material é distribuído posteriormente às instituições que necessitam. 

Saiba mais neste link.


Meio Ambiente

O Simers também se preocupa com a preservação do meio ambiente. Por isso, realiza coleta seletiva nos prédios e disponibiliza aos funcionários dispensers para o descarte adequado de pilhas, aparelhos celulares e baterias. No projeto de remodelação do estacionamento e de dois prédios administrativos, foram incluídas placas para a captação de energia solar. O sistema é capaz de produzir mais de 60 mil kWh de energia por ano, o que significa uma economia de até R$ 50 mil/ano com energia elétrica e a redução de 4,5 toneladas na emissão anual de CO2 na atmosfera.

O reaproveitamento total de materiais também é estimulado por meio da doação de tecidos, papeis e outros materiais recicláveis doados à Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais – grupo Reciclando com Arte. O que, até então era resíduo, foi transformado em peças customizadas e itens de higiene. O Asilo Padre Cacique foi um dos beneficiados com a ação.

Saiba mais neste link.


Tags: Sociedade responsabilidade social

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política