Por vezes desconhecido do paciente, radiologista salva vidas com precisão em diagnósticos
A Luta

Por vezes desconhecido do paciente, radiologista salva vidas com precisão em diagnósticos

Compartilhe

07/11/2017 17:00

médico radiologista O especialista em Radiologia geralmente é um desconhecido do paciente, mas é de fundamental importância para o diagnóstico através de exames de imagem, muitas vezes essencial para orientar seu tratamento. Para a radiologista Beatriz Bohrer Amaral, este perfil “anônimo” já mudou nos últimos anos, com o incremento de novas tecnologias e exames que exigem a presença do médico. “Na ultrassonografia, por exemplo, o contato médico-paciente é muito grande e importante. Também trabalho muito com exames de mama e muitas vezes quem dá o diagnóstico às pacientes sou eu. Me preocupo muito com o bem-estar delas. Então a relação fica próxima e, como é um exame de rotina, elas voltam todos os anos para fazer comigo”, conta. No Brasil, a Radiologia - ou Diagnóstico por Imagem - é uma das especialidades da medicina, e estuda os órgãos ou estruturas através da utilização de raios-x, permitindo definir e diagnosticar doenças. O médico radiologista é responsável pela análise e interpretação das imagens, a emissão de laudos ou relatórios e a realização de muitos exames, como ultrassonografias e ecografias. Para Beatriz, o médico que opta por esta especialidade é atraído não só pela tecnologia, mas pela anatomia humana. “É uma área que abrange o corpo como um todo e nos permite enxergar a fisiologia humana”, explica a especialista sobre esta área que permite observar o corpo por novo ângulo: o de dentro.

O Dia do Médico Radiologista

A Radiologia teve início com o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen, que descobriu os raios-x justamente em 8 de novembro de 1895, e logo depois conseguiu radiografar os ossos da mão de sua mulher. Ele recebeu o Nobel de Física e revolucionou a medicina, que passou a dispor de um instrumento mais preciso para a realização de diagnósticos. A data vem sendo comemorada em todo o mundo por diversas entidades médicas ligadas à especialidade, no intuito de conscientizar a população sobre o papel do especialista. “Homenagear o médico radiologista é um ato de reconhecimento da relevância dos serviços prestados por esses profissionais para a saúde e a medicina”, diz o projeto da lei brasileira nº 13.118, que instituiu 8 de novembro como Dia Nacional do Médico Radiologista.
Tags: Radiologia Dia do Radiologista Especialidade médica

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política