Prefeitura de Salto do Jacuí rescinde contrato com administradora de hospital da cidade
A Luta

Prefeitura de Salto do Jacuí rescinde contrato com administradora de hospital da cidade

Compartilhe

28/09/2020 00:00



A prefeitura de Salto do Jacuí, na região Noroeste do Estado, rescindiu o contrato com a Associação de Integração Ocupacional (AIO), terceirizada que administrava o Hospital Municipal Aderbal Schneider, naquele município. A decisão foi tomada após determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) no início de setembro, que decidiu pela suspensão imediata da execução do contrato.

Conforme o tribunal, não foi identificado, na entidade vencedora da disputa, a experiência mínima para formalização da parceria. A análise da situação encontrou ainda a elevação do custo mensal dos serviços prestados, de R$150 mil para R$ 239,9 mil, sem justificativa ou detalhamento para motivar tal acréscimo no repasse dos recursos.

A decisão do TCE vem ao encontro de uma manifestação formalizada pelo Simers no mês de abril deste ano, em ofício encaminhado ao Ministério Público do município. No documento, a entidade médica alertava para o fato de que o presidente da AIO estava ligado à empresa que administrava anteriormente o hospital. Além disso, essa outra empresa e seus gestores, na época da análise do Simers, figuravam como devedores em diversos processos judiciais., inclusive trabalhistas. Na ocasião, o Simers demonstrou preocupação com uma possível desassistência da população de Salto do Jacuí, e até mesmo com relação a severos danos aos cofres públicos. 

A diretora de Interior do Simers, Daniela Alba, reforçou a importância dessa decisão do TCE. “Ela corrobora um alerta que fizemos anteriormente, no sentido de preservar os médicos e garantir o atendimento adequado da população. Vamos seguir atentos e atuantes a esse caso”, afirmou.

Tags: administração Tribunal de Contas do Estado (TCE) Rescisão contratual Simers

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política