Prefeitura de Porto Alegre frustra médicos ao não apresentar proposta de realinhamento salarial
Defesa

Prefeitura de Porto Alegre frustra médicos ao não apresentar proposta de realinhamento salarial

Compartilhe

11/12/2021 11:44

A terceira reunião da Mesa de Negociação da Prefeitura com diretores do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), na tarde da sexta-feira, 10, no Paço Municipal, que analisa demandas dos médicos municipários, principalmente sobre a reivindicação de realinhamento salarial dos profissionais, terminou frustrando à categoria. A promessa dos secretários municipais, feita em encontro realizado no dia 26 de novembro, que neste encontro seria apresentada uma proposta acabou não ocorrendo.


Liderando o encontro por parte do Executivo, o secretário de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), Cássio Trogildo, disse que as equipes se debruçaram sobre a proposta apresentada pela entidade médica e concluíram que ela é economicamente inviável para a Prefeitura e não pode ser viabilizada. O presidente do Simers cobrou de forma enfática uma proposta e, diante da negativa, deu por encerrada a reunião.


“Saio novamente frustrado de mais uma reunião com o Grupo de Trabalho da Prefeitura. Viemos certos de que receberíamos uma proposta, porque isso nos havia sido prometido no último encontro. Foram 40 min de reunião e não recebemos qualquer tipo de proposta”, comentou Marcelo Matias ao deixar a Prefeitura. O presidente do Simers disse que somente voltará a se reunir com os secretários quando o Governo tiver uma proposta definida. “Eles não estão valorizando os profissionais que tratam da saúde e de vidas, independentemente de ameaças, como a pandemia”.


Durante o encontro os técnicos da Prefeitura fizeram uma análise da proposta apresentada pela entidade e um esboço de algo que, por várias vezes, reiteraram não se tratar de uma proposta. O secretário Trogildo justificou a falta de proposta em função da quantidade de estudos que são necessários e, também, com a necessidade de negociar com as demais categorias.

 
Também participaram da reunião o secretário da Saúde, Mauro Sparta e o secretário-adjunto da Fazenda, Bruno Caldas, além de representantes da Procuradoria Geral do Município (PGM) e assessorias técnica de diversas pastas. Por parte do Simers, o coordenador do Núcleo de Médicos dos Municipários, Ricardo Pedrini, e Lizia Mota, diretora da entidade médica e membro do Núcleo, bem como as assessorias Jurídica e Política.

Tags: Médicos Medicina valorização do médico médicos municipários de Porto Alegre

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política