Paralisação dos médicos de São Lourenço completa um mês e negociações não avançam
A Luta

Paralisação dos médicos de São Lourenço completa um mês e negociações não avançam

Compartilhe

03/03/2017 16:29

Santa Casa de São Lourenço
Santa Casa de São Lourenço é um dos hospitais em atraso. Foto: Divulgação/SIME

A paralisação dos médicos da Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul completou um mês nesta sexta-feira (3), ainda sem perspectiva de acordo. Somente os casos de urgência e emergência estão sendo atendidos. Os médicos não recebem salários há mais de quatro meses e, na semana passada, o hospital apresentou uma proposta de quitação do mês de janeiro e de não atrasar mais as remunerações a partir de março. Os outros meses – setembro, outubro, novembro e dezembro – seriam quitados em 36 vezes.

Nessa quinta-feira, os profissionais de cinco especialidades – anestesistas, cirurgiões, pediatras, radiologistas e obstetras –, com auxílio do SIMERS, encaminharam uma contraproposta à instituição. No documento, os médicos pedem o pagamento de janeiro, o valor integral a partir de março e o saldo devedor em seis parcelas sem juros ou em doze parcelas corrigidas. A proposta será analisada nos próximos dias pela direção do hospital.

Dentro desse período, as negociações seguem em andamento, sem que ocorram avanços. A partir de dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES), o SIMERS reforça que a Santa Casa recebeu cerca de R$ 1,4 milhão em valores atrasados do governo do Estado no final de janeiro, que deveriam ser utilizados para o pagamento de médicos e funcionários.

O movimento

Paralisados desde o último dia 3 de fevereiro – um mês após notificar o hospital dessa intenção –, os médicos de São Lourenço do Sul seguem mantendo os serviços de urgência e emergência. O movimento envolve especialistas de cinco áreas – anestesia, radiologia, pediatria, cirurgia e ginecologia. A medida só foi tomada após expirar o prazo de 30 dias da notificação encaminhada à direção da Santa Casa, no início de janeiro, na qual o SIMERS cobrava a regularização dos pagamentos, e para a qual não obteve resposta.

Tags: Médicos Paralisação

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política