Medicina

Para que história da Medicina seja eternizada, destine parte do seu imposto de renda ao MUHM

17/11/2021 11:20

O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) ajuda a manter vivo o passado de uma das mais antigas profissões que existem. Seus projetos destacam fatos, objetos, e momentos que selaram o destino da sociedade gaúcha. Para que o seu acervo e seus projetos sigam ao alcance de todos, a contribuição é muito importante.
 
Que tal, destinar parte do seu Imposto de Renda para esta importante instituição? Qualquer contribuinte que opte pela declaração completa está apto a direcionar até 6% do imposto devido para doação a entidades beneficente e projetos culturais que se enquadrem nas leis de incentivo fiscal. Este é o caso do MUHM. Se você faz a sua declaração de Imposto de Renda no Simers, basta informar a sua vontade de destinar até o limite de 6% do imposto devido ao MUHM e assinar uma autorização na entidade médica, até 15 de dezembro de 2021.

Desde sua inauguração, o Museu recebeu milhares de visitantes, entre alunos do Ensino Médio e universitários. Em tempos de distanciamento social, o museu disponibilizou visitações virtuais, como das exposições “Gripe Espanhola: A marcha da epidemia”, "Desafios da Medicina” e “Estigma e Isolamento: A Hanseníase no RS”. 

Além disso, são organizadas Lives que debatem temas importantes sobre saúde e Medicina, a apresentação dos seus acervos pelas redes sociais do museu e a participação em ciclos de palestras e oficinas on-line: “Gripe Espanhola - Orientações do Infectologista”, “Psiquiatria no RS: aspectos históricos, atuais e impactos pela pandemia”, “O idoso em tempos de pandemia - Envelhecimento ativo e saudável - Saúde Mental e quarentena”, “Medicina e Literatura uma longa história de polinização cruzada” e  “Os médicos estrangeiros de idioma alemão pioneiros no RS”.

Conheça mais sobre o trabalho do MUHM:

Marcos Rovinski, presidente da Associação dos Amigos do MUHM, convida a fazer parte desta campanha:

Como fazer a doação
Se você faz a sua declaração de Imposto de Renda no Simers, basta informar a sua vontade de destinar até o  limite de 6% do imposto devido ao MUHM e assinar uma autorização. A data limite para doação no Simers é 15 de dezembro de 2021.Caso você não faça a declaração no Simers, mas queira doar até 6% do valor ao MUHM, basta entrar em contato pelo telefone (51) 3027-3782 ou pelo e-mail aamuhm@aamuhm.org.br.

Fiz a doação, e agora?
As doações feitas ao Museu até o final deste ano podem ser abatidas do "imposto a pagar" ou aumentar a restituição. Para isso, basta preencher o campo  da “pagamentos e doações efetuados” na hora de preencher a declaração do IR. É preciso informar o nome e o CNPJ do beneficiário. No caso, a Associação dos Amigos do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul, com CNPJ 08936195/0001-98.

 

SEGUROS