Núcleo de Psiquiatria do Simers participa de Jornada do CELG e reforça parceria institucional
Defesa

Núcleo de Psiquiatria do Simers participa de Jornada do CELG e reforça parceria institucional

Compartilhe

17/08/2022 16:32

O cenário em saúde mental dos médicos e estudantes de Medicina do Rio Grande do Sul, assim como as ações do Simers para o enfrentamento do tema, foram objeto da palestra do diretor e membro do Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NuPsiq – Simers), Rogério Cardoso, durante a 31ª Jornada do Centro de Estudos Luís Guedes (Celg). O psiquiatra representou a entidade no evento científico da área, que aconteceu de 4 a 6 de agosto, no hotel Wish Serrano, em Gramado.

 

A exposição de Cardoso aconteceu no sábado, 5, durante o painel “Saúde mental de estudantes e profissionais da saúde”, com a participação das psiquiatras Gisele Manfro e Gabriela Monteiro, e coordenado por Tamires Bastos. Ele citou os dados de uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Psiquiatra do Simers, em 2021, que teve como objetivo avaliar os impactos da pandemia na saúde mental de médicos e estudantes de Medicina em nosso estado.


“O estudo revelou que mais de 50% dos profissionais se sentem cansados, esgotados e sem satisfação em suas atividades. O que mostra a importância de falarmos sobre o sofrimento psíquico e a busca por assistência a esses profissionais”, destacou Rogério.

Parceria

Na oportunidade, Rogério reforçou a parceria institucional do Simers com a Celg, recentemente anunciada pelo diretor-geral e coordenador do Núcleo de Psiquiatria, Fernando Uberti, para promover o fortalecimento e valorização da Psiquiatria e do psiquiatra. 

Entre as ações, está a entrada do Celg no rol de instituições credenciadas a participar do SIM MENTAL, plataforma de atendimentos psiquiátricos a médicos associados do Simers, em condições diferenciadas. Tal projeto ratifica a atenção da entidade médica com a saúde mental da categoria e dos futuros médicos.

Além disso, estão previstas a realização de eventos científicos conjuntos, o auxílio e suporte para produção científica, bem como projetos de prevenção em saúde mental a médicos residentes. “Essa é uma excelente oportunidade para assistir aos nossos residentes, junto a uma instituição séria e idônea, além de cientificamente avançada”, afirmou Rogério Cardoso.

Tags: Medicina Médicos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política