Novo prazo para entregar declaração do Imposto de Renda beneficia médicos que atuam na linha de frente
Médico

Novo prazo para entregar declaração do Imposto de Renda beneficia médicos que atuam na linha de frente

Compartilhe

13/04/2021 11:46

O Simers alerta os seus associados que o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 foi estendido de 30 de abril para 31 de maio para todos os contribuintes. A Receita Federal publicou a informação nesta segunda-feira (12) no Diário Oficial da União. Assim como em 2020, a medida foi adotada em função dos problemas ocasionados pela pandemia. Também foram prorrogados os prazos de entrega da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País, assim como o vencimento do pagamento do imposto relativo às declarações.

Aos seus associados, o Simers oferece assessoria contábil para a elaboração da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021, que somente é possível com o acesso a todos os documentos sobre os rendimentos. A coordenadora do Imposto de Renda do Simers, a contadora Raquel Gravana (CRC 80.515), destaca que os médicos associados devem enviar à entidade médica com cinco dias de antecedência, preferencialmente, a documentação sobre os rendimentos de 2020. Raquel exalta que o novo prazo beneficia principalmente os médicos que se dedicam na linha de frente do combate ao coronavírus e estão com poucas oportunidades de tempo para os trâmites cabíveis à declaração, mas ressalta que é de suma importância a atenção ao prazo-limite e é imprescindível a disponibilidade dos documentos.
 
O material pode ser encaminhado pelo e-mail irpf@simers.org.br ou pelo serviço de motoboy que o Simers está disponibilizando sob agendamento. É importante lembrar que, devido à pandemia, não estão sendo realizados atendimentos presenciais neste ano para os médicos que querem contar com a assessoria da entidade. Todo o serviço ocorrerá por meio de videoconferência. Os pedidos de agendamentos à entidade podem ser feitos pelo telefone (51) 3027-3737, conforme a responsável técnica pela área.
 
Confira algumas mudanças implementadas para a declaração do Imposto de Renda 2021:
 
- A restituição poderá ser feita por contas de pagamento: com o aumento no número de fintechs e de bancos digitais, surgiu a necessidade de ter esse mecanismo de devolução de valores;
 
- Foram criados novos códigos para declarar criptoativos: a) 81 – Criptoativo Bitcoin (BTC); b) 82 – Outros criptoativos, do tipo moeda digital (altcoins, como Ether); e c) 89 – Demais criptoativos (não considerados moedas digitais, mas classificados como security tokens).
 
- Uso do e-mail e número do celular para aviso no e-CAC poderão ser utilizados pela Receita Federal para informar exclusivamente a existência de mensagens importantes na caixa postal do contribuinte, que fica no ambiente do site e-CAC.
 
A restituição:
- Mesmo com a extensão do prazo, o cronograma da restituição não mudou. Quem entrega a declaração do Imposto de Renda no início do prazo aumenta as chances de receber a restituição mais cedo. Apenas os idosos, pessoas com deficiência ou doenças graves têm preferência no pagamento. Eles recebem antes dos demais contribuintes, independentemente do lugar na fila. Normalmente, o primeiro lote da restituição é quase todo destinado a essas pessoas.
 
- As restituições começarão a ser pagas em maio, de acordo com o cronograma abaixo:
• 1º lote: 31 de maio
• 2º lote: 30 de junho
• 3º lote: 30 de julho
• 4º lote: 31 de agosto
• 5º lote: 30 de setembro
 
Principais documentos e dados necessários para fazer a declaração:
- Informe de rendimentos: salários: pró-labore; distribuição de lucros; aposentadoria ou pensão; aluguéis e de instituições financeiras, como bancos e corretora de investimentos. Informe de pagamentos efetivados: despesas médicas; odontológicas; plano de saúde: educação; previdência privada: livro-caixa e doações realizadas (inclusive para campanhas eleitorais em 2020). Bens e direitos: documentos comprobatórios de compra e venda de bens ocorridas em 2020.
 

Tags: Imposto de Renda

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política