MUHM reabre as portas com duas novas exposições e recebe estudantes
A Medicina

MUHM reabre as portas com duas novas exposições e recebe estudantes

Compartilhe

13/12/2017 18:00

reabertura do MUHM
O pulmão de aço é um dos destaques das exposições. Foto: Divulgação/Simers
A tarde desta quarta-feira (13) foi de comemoração no Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM), que reabriu as portas à comunidade com suas duas salas de exposições repaginadas. Para marcar o novo momento, cerca de 30 alunos do nono ano da Escola Estadual Raul Pilla, do bairro Restinga, foram convidados para uma visitação. Curiosos, eles olharam cada um dos itens com atenção. Durante a abertura, o diretor do Simers e também presidente da Associação de Amigos do MUHM (AAMUHM), Germano Bonow, relembrou a história do médico Raul Pilla, que dá nome à escola visitante. “Talvez muitos não saibam, mas ele teve uma história importante na política, como médico e também como professor aqui no Estado”, destacou. Bonow ressaltou ainda a importância de poder receber a juventude no MUHM e permitir o acesso à cultura através de itens que evidenciam o desenvolvimento da medicina no Rio Grande do Sul. “Inclusive, eu  doei um atestado de vacinação da minha mãe, de 1927, cheio de selos, que mostra a vacina de uma doença que hoje nem existe mais, a varíola”, ilustrou.

Sobre a exposição

Financiadas através da Lei Rouanet, as duas exposições são adaptadas para receber com mais qualidade o público, inclusive cadeirantes e pessoas com baixa visão. Entre os destaques do acervo está o pulmão de aço, utilizado no tratamento de inúmeras doenças, inclusive da poliomielite. Há ainda um baú, datado do final do século XIX, que reúne medicamentos utilizados ao longo de duas gerações de uma mesma família de médicos. Para os estudantes, também chamam a atenção os itens que mostram detalhes do corpo humano, como esqueleto completo, coração e cérebro - estes últimos,  emprestados ao MUHM pelo Laboratório de Anatomia da UFCSPA. Também foi entregue o material pedagógico produzido pela equipe do Museu, que auxilia professores e alunos no trabalho relacionado à Educação para o Patrimônio.
Tags: Museu de História da Medicina (MUHM) nova exposição Lei Rouanet

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política