Marcelo Matias recebe o Título de Cidadão de Porto Alegre em sessão solene na Câmara Municipal
Médico

Marcelo Matias recebe o Título de Cidadão de Porto Alegre em sessão solene na Câmara Municipal

Compartilhe

17/11/2021 17:41

 

O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, é, a partir desta terça-feira, 16, Cidadão de Porto Alegre. A proposição foi feita pela vice-líder do Governo Municipal, vereadora Comandante Nádia Gerard, e aprovada por unanimidade no Legislativo. A sessão solene de entrega da outorga, presidida pela proponente, foi realizada no Plenário Otávio Rocha.

Marcelo Matias agradeceu a homenagem feita pela vereadora Comandante Nádia e pelos vereadores. Disse que passa, a partir de agora, a ser ainda mais devedor de retorno à sociedade e agradeceu a presença dos familiares, colegas e autoridades e declarou que “este momento é inesquecível”. Ele lembrou ser um privilegiado pela condição familiar que lhe possibilitou ter os ensinamentos dos pais, poder fazer Medicina e também a parceria com sua esposa Patrícia, lembrando a sua maior construção: “minha filha Renata”.

“Agradeço também aos médicos que me deram voz para que eu pudesse lutar junto com a categoria, que não parou durante a pandemia buscando salvar vidas. Alguns faleceram tentando salvar a vida das outras pessoas”, destacou o presidente do Simers, que se disse lisonjeado pelo título e agradecido pela cidade que o acolheu. Matias lembra que o momento de crise atual da saúde é o maior dos últimos 100 anos e, desde o início, o Simers esteve presente, com orientações, campanhas de alerta para os riscos e benefícios de medicamentos, procedimentos e vacinas. Saudou colegas, colaboradores do sindicato e pacientes, com quem disse aprender diariamente, e dividiu com eles o título recebido.

De acordo com a vereadora Comandante Nádia, esse momento só acontece pelo legado que o homenageado construiu com a cidade. “Por certo toda a categoria assina embaixo e se sente valorizada”, destacou. Disse ainda que, por conta da pandemia, os médicos foram solicitados em todos os momentos e “quem escolheu compartilhar a vida e o amor ao próximo como missão, deve ser reconhecido”. A parlamentar lembrou que a pandemia não terminou, mas graças ao trabalho transparente e ético do Marcelo, muitas pessoas ficaram aliviadas.

Os vereadores Cláudia Araújo, Ramiro Rosário, Felipe Camozzato, Fernanda Barth e Samela Monteiro se revesaram no microfone de apartes para elogiar o homenageado e destacar sua voz ponderada, firme e elucidativa durante a pandemia. O governador Eduardo Leite não pode estar presente ao evento, em função de agenda, mas fez questão de encaminhar uma carta que foi lida durante a sessão. O deputado estadual Thiago Duarte representou a Assembleia Legislativa, enquanto o prefeito da Capital, Sebastião Melo, foi representado pelo secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta.

Além de sua esposa Patrícia, sua filha Renata, seu pai e sogros, estiveram presentes na sessão solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre, entre outros: o vice-presidente do Simers, Marcos Rovinski; o presidente da AMRIGS, Gerson Junqueira Junior; o diretor-geral do Hospital Materno-infantil Presidente Vargas, Cincinato Fernandes Neto; o vice-presidente da Rede Pampa, Paulo Sergio Pinto; o vice-presidente do Cremers, Eduardo Trindade; o vice-presidente de Relações Institucionais do Conselho Regional de Administração,  João Alberto Gonçalves Junior; membro da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, Germano Mostardeiro Bonow; diretora de Exercício Profissional da AMRIGS, Niura Terezinha Tondolo Noro, e o Capitão de Fragata, Rodrigo Feitosa, além de executivos e colaboradores do Simers.    

Marcelo Marsillac Matias, nasceu no Rio de Janeiro/RJ, em 06/03/1967. Estudou no Colégio Farroupilha e formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no ano de 1992. Entre os anos de 1993 e 1995, fez sua residência médica no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Marcelo Matias, atua, desde o ano de 1995, como preceptor de ginecologia e obstetrícia no Hospital Municipal Materno Infantil Presidente Vargas.

Já em 2011, ingressou como médico contratado no Hospital Universitário de Canoas e, em 2013, como preceptor na Faculdade de Medicina da Universidade Luterana do Brasil. Desde 2019, é professor da mesma faculdade, tendo sido homenageado por nove turmas do curso de medicina. Sua atuação médica, dentro de sua especialidade de ginecologista-obstetra, tem sido, principalmente, em planejamento familiar, dor pré-crônica e cirurgia minimamente invasiva.

Sua destacada atuação em favor da defesa da saúde da população, através de sua categoria profissional, fez com que Marcelo Matias, fosse diretor de 2004 a 2015 e conselheiro de 2016 a 2018, do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS). Atualmente, é o presidente do mesmo sindicato médico, gestão 2019-2021.

 

Tags: Médicos Medicina Simers CMPA

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política