TRT: SIMERS luta por reposição integral da inflação para trabalhadores dos filantrópicos
A Luta

TRT: SIMERS luta por reposição integral da inflação para trabalhadores dos filantrópicos

Compartilhe

22/03/2017 14:29

Audiência de mediação no TRT com o Sindiberf
As categorias seguem unidas em busca da reposição integral do INPC. Foto: Divulgação/SIMERS
Unido com representantes das demais categorias da saúde, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) buscou no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) uma alternativa para resolver o impasse com o Sindicato dos Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos (Sindiberf), que se nega a pagar aos trabalhadores a reposição integral da inflação do ano passado. Na audiência de mediação, realizada nesta terça-feira (21), o desembargador João Pedro Silvestrin se mostrou preocupado com a indefinição, que penaliza os trabalhadores. “Nessa realidade, a perda já não é mais de 9,91%. Agora em abril temos a data-base vencendo novamente, sem contar que os preços estão subindo. Eu me pergunto com que ânimo esse profissional vai desempenhar suas funções”, questionou Silvestrin. Em novembro, o Sindiberf havia recomendado que os hospitais de sua base repassassem um reajuste de 5% do INPC (sem retroatividade).  No entanto, nem todos os trabalhadores receberam a porcentagem total e outros sequer ganharam parte dela. Isso significa dizer que muitos ainda possuem exatamente o mesmo salário que tinham em 2015. Além disso, a direção da patronal ameaça a luta pela reposição integral com o argumento de que isso resultaria no fechamento de leitos e na demissão de funcionários. Para a vice-presidente do SIMERS, Maria Rita de Assis Brasil, o que ocorre é a desvalorização daqueles que, mesmo com todas as dificuldades, garantem o atendimento da população. “Eu gostaria de lembrar que os hospitais ligados ao Sindiberf, via de regra, são aqueles que possuem as menores remunerações do Estado e as relações mais precárias. Estamos aqui pedindo o mínimo, que é o pleito pela recomposição salarial”, ressaltou em sua fala.
Audiência de mediação no TRT com o Sindiberf
Trabalhadores de diversas áreas da saúde estiveram presentes. Foto: Divulgação/SIMERS

Próximos passos

Ao término da audiência, Silvestrin sugeriu que os representantes das categorias da saúde e a direção do Sindiberf elaborem um acordo parcial, em que sejam mantidas as cláusulas sociais do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigente e assegurada a possibilidade de definição de um índice de reajuste salarial. A próxima mediação ocorre no dia 17 de abril, às 14h, também na sede do TRT.
Tags: audiência de mediação recomposição salarial Hospitais Filantrópicos Sindiberf Tribunal Regional do Trabalho TRT

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política