Janeiro Branco: Núcleo de Psiquiatria do Simers realiza blitz em Pelotas e Passo Fundo
Defesa

Janeiro Branco: Núcleo de Psiquiatria do Simers realiza blitz em Pelotas e Passo Fundo

Compartilhe

19/01/2022 11:58

Atuar em defesa da qualidade e do bom funcionamento da rede de assistência psiquiátrica no Estado é uma das premissas do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). E neste Janeiro Branco – mês de atenção à saúde mental -, a entidade médica está realizando blitz em cidades do RS com o intuito de chamar a atenção para o tema. 

Nesta quinta-feira, 20, às 13:30h, a ação será realizada em Pelotas, no Sul do Estado, e em Passo Fundo. Haverá distribuição de adesivos e broches com laços de fita branco, em alusão à cor da campanha, nas proximidades da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde do município. 

A iniciativa faz parte de uma grande campanha desenvolvida pelo Núcleo de Psiquiatria do Simers em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Com o slogan “Loucura é a falta de assistência psiquiátrica”, o movimento visa conscientizar poder público e população sobre a necessidade de assistência psiquiátrica hospitalar e ambulatorial de qualidade, garantia de insumos e de infraestrutura adequada, bem como atendimento especializado. Como parte da ação, o Núcleo de Psiquiatria vem realizando um trabalho de mapeamento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Cerca de 60 espaços já foram visitados e 25% deles não contam com médicos psiquiatras. Os resultados obtidos deram origem a um relatório onde constam todas as informações técnicas sobre as vistorias. 

Além do Raio-X dos CAPS, o Simers realiza diversas outras ações em prol da saúde mental. Um Canal de Denúncias foi criado para que usuários e/ou profissionais possam registrar queixas com relação aos serviços, de modo que a entidade possa intervir junto às autoridades competentes. 

Diante da incidência de patologias mentais entre a categoria médica, o Simers, por meio do Núcleo de Psiquiatria, lançou o Sim Mental, programa de atendimento psicológico exclusivo à categoria. A entidade busca o contato permanente com os profissionais a fim de identificar necessidades de ação. Entre as prioridades para 2022 está a criação de um sistema de notificação e intervenção precoce para agravos em saúde mental entre médicos, residentes e estudantes de Medicina. 

A nacionalização das ações também faz parte da estratégia de atuação do Núcleo de Psiquiatria para este ano, o que já vem sendo colocado em prática por meio da parceira com a ABP. O Núcleo de Psiquiatria do Simers tem coordenação de Fernando Uberti e é formado pelos psiquiatras Gabriela Schuster, Luciana Mesko, Rogério Cardoso e Vilma Cidade.

 

Tags: Medicina Médicos Saúde Mental Janeiro Branco

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política